Páginas

19 de novembro de 2007

Tudo o que você queria saber mas tinha vergonha .


Por que a gente Soluça?
Soluço é a contração involuntária do músculo doDiafragma, responsável pela respiração. O soluço geralmente é causado por uma irritação noNervo frênico, responsável por ativar o diafragmaDevido a um aumento do volume do estômago.E não é lenda a história de que um susto pode curar o"soluçante", pois libera adrenalina e ativa o nervo frênico, outra saída é a água gelada, que provoca oMesmo efeito.
Ih!, Meu Pé Dormiu!
Isso acontece porque a compressão do fluxo sangüíneo(ao cruzar as pernas, por exemplo) interrompe o tráfego De impulsos nervosos.Ao restabelecer o fluxo, acontece uma espécie de"curto circuito" nos impulsos elétricos dos nervos,daí a sensação de formigamento" .Há até um problema conhecido como"paralisia dos amantes".O casal dorme junto e um deles fica em cimaDo braço do outro.O fluxo sangüíneo pode ficar interrompido por horas,Comprometendo por meses ou até para sempre omúsculo do braço". A saída para o formigamento restabelecer o fluxosangüíneo, movimentando o músculo.Dependendo do caso, é necessário fazer fisioterapia.



Por que tenho vontade de Urinar quando entro na Piscina?
Não é sacanagem.
Ao entrar na água, a pressão externa sobre o corpo Aumenta."Os líquidos componentes do plasma que estão fora dosVasos são "empurrados" para dentro deles",com o aumentoDo volume de sangue nos vasos - chamado volemia - vem aVontade de urinar. É como beber água.Por falar em água, é verdade que torneira aberta eChuveiro despertam a vontade."É psicológico, chamamos de reflexo da micção"

De onde vem a Cãibra?
Segundo o neurologista Acary Oliveira, da Unifesp,95% da população já experimentou esse espasmo muscular, Em geral na barriga da perna."Após intensa atividade física, acaba a energia e aMusculatura se contrai e não relaxa".Para passar, o segredo é contrair o músculo oposto aoQue está doendo, como fazem os jogadores de futebol. Se a cãibra for na barriga da perna, por exemplo,Basta alongar os músculos da parte da frente,Puxando a ponta do pé para cima, em direção a canela.


O que causa o Arroto?
Também chamado eructação, o arroto é causado pelo atoDe engolir ar (aerofagia). "Falar ou comer muito rápido, engolindo ar, são asCausas mais comuns".Ingerir alguma substância que contenha gás, comoRefrigerante, pode ser outra causa provável.A cura não é muito educada.Basta "eructar".

Por que, às vezes, meu Olho Treme?
O espasmo das pálpebras é causado pela contração domúsculo orbicular (músculo responsável pelo fechamento Das pálpebras).A causa mais provável é que seja provocado pelo cansaçoOu tensão."É como uma cãibra", explica o oftalmologista PauloHenrique, da Unifesp.O músculo se movimenta rápido para fazer circular mais Sangue na região e dissipar o ácido lático, responsávelPela irritação na terminação nervosa.

Por que há uma espécie de "Choque" quando se Bate o Cotovelo na Quina da Mesa?
A reação é causada pela compressão de um nervo Chamado ulnar."No cotovelo, o nervo ulnar está muito exposto,Ficando suscetível a pancadas".Esse nervo está ligado aos dedos mínimo e anular.Por isso, a sensação de choque se espalha do cotovelo até esses dois dedos.

Estalar os Dedos Engrossa as Articulações?
Não. "Ao esticar o dedo, o líquido sinovial lubrificanteDa articulação responsável por diminuir o atrito seDesloca sob o vácuo formado entre as articulações,Fazendo o barulho do estalo", ensina o ortopedista cirurgião de mão Luís Nakashima.O mesmo fenômeno pode ser percebido nasCostas e nos joelhos."Provocar o estalo no dedo não faz mal algum".
Por que tenho a Impressão de já ter Visto um Lugar Onde Nunca Estive.
A sensação de "déjá vu" pode acontecer com quase todosE tem origem biológica. O hipocampo - região do cérebro responsável peloProcessamento da memória - é ativado fora de hora,Exatamente quando está ocorrendo um fato novo, dandoA impressão de que aquilo já estava registrado,De que é um fato do passado. O evento é mais freqüente em pessoas com epilepsiaNo lobo temporal e isso, provavelmente, estáRelacionado com" disparo "anormal do hipocampo, um dosCentros cerebrais da memória", explica o psiquiatra Roberto Sassi.Mas isso não implica que pessoas que tenham "déjá vu"Sofram de epilepsia.

Por que a gente Boceja?
"É uma forma de ativar o cérebro e evitar o sono",afirma o coordenador do departamento de distúrbio dosono da Unifesp, Ademir Baptista Silva. Ao bocejar, o segundo e o terceiro ramo do nervotrigêmeo (um dos nervos da face) são ativados,estimulando o cérebro.O mesmo efeito pode ser obtido mascando chiclete."O único mistério é o fator" epidêmico "do bocejo ninguém sabe porque as pessoas bocejam quando vêemoutras bocejando", diz Ademir.

Por que os Pêlos ficam Arrepiados?
"O frio e as fortes emoções são os principaisestímulos causadores da contração do músculo eretordos pêlos", afirma a neurologista Cláudia Garavelli. A origem pode estar na teoria darwinista e suaexplicação é que o arrepio é uma forma de defesa.No frio, a camada formada pelos pêlos retém o arquente, aquecendo o corpo.No medo, aumenta-se o volume do corpo, assustando-se assim um eventual agressor, como fazem os gatos.

Por que a Pele da Mão Enrruga quando ficamos na Água?
"Porque a camada externa da pele do dedo é composta poruma proteína - a queratina - que pode absorver"água como uma esponja", explica o clínico geralLuís Fernando. A camada externa da pele da ponta dos dedos é "fixa".Para caber o volume de água absorvido, a pele enruga.

O que causa o Espirro?
"É um mecanismo de defesa, uma forma de o organismoliberar bactérias e vírus alojados nas viasrespiratórias, especialmente no nariz, limpando-o". Explica o neumologista Clystenes Odyr Silva.Não tente impedir o espirro e jamais bloqueie onariz para evitar fazer barulho.A velocidade do espirro pode ser de 160 km/h; aotampar nariz, a pressão é transmitida para um canal do ouvido e corre-se o risco de ter-se o tímpanorompido.


É verdade que Orelhas e Nariz Crescem quando Envelhecemos?
Não. O problema é que o tecido de sustentação da peleperde elasticidade."A partir dos 75 anos, a flacidez é mais acentuadadevido à perda da elastina, proteína responsável pela elasticidade da pele", afirma o geriatra Clineu Almada."Assim, tecido "cai", dando a impressão de que o órgão cresceu".

Nenhum comentário: