3 Meses:
* Prender com uma fita perninha do bebê a um móbile;
* Encaixar a alça de um chocalho nos dedinhos do pé de um bebê;
* Amarra a chupeta ou um brinquedo no pezinho de modo que a criança tenha que dobrar a perna para alcançar a boca;
*Prancha de textura (deixe a criança sentir a diferente textura com as mãos e com os pés);
3 a 4 Meses:
* Segurar o objeto preso por um fio e fazer movimentos para que a criança tente pegá-lo esticando os bracinhos e acompanhando os seguintes movimentos:
- Acima / Abaixo
- Longe / Perto
- Pendulo / Circular
* Seguir o objeto focalização
- Acima / Abaixo
- Longe / Perto
* Prender com uma fita perninha do bebê a um móbile;
* Encaixar a alça de um chocalho nos dedinhos do pé de um bebê;
* Amarra a chupeta ou um brinquedo no pezinho de modo que a criança tenha que dobrar a perna para alcançar a boca;
*Prancha de textura (deixe a criança sentir a diferente textura com as mãos e com os pés);
3 a 4 Meses:
* Segurar o objeto preso por um fio e fazer movimentos para que a criança tente pegá-lo esticando os bracinhos e acompanhando os seguintes movimentos:
- Acima / Abaixo
- Longe / Perto
- Pendulo / Circular
* Seguir o objeto focalização
- Acima / Abaixo
- Longe / Perto
- Lados / Diagonais
* Esconder um objeto e mostrar a criança logo em seguida
* Esconder o objeto e apresentá-lo ao bebe com as mãos alternadas, até que ele desenvolva a habilidade de memorizar que o objeto aparece cada vez em uma mão e olhar antecipado.
* Induzir a imitação de movimentos simples:
- Colocar a língua para dentro e para fora
- Abrir e fechar a boca
- Fazer bico / vibrar os lábios e as línguas
- Abrir e fechar as mãos / bater palmas
* Esconder o rosto com um pano e esperar que a criança puxe para te achar
* Esconder um objeto embaixo de um pano e esperar que a criança puxe o pano e depois puxe o pano para achá-lo
4 a 6 Meses:
* Segurar uma bandeja de alumínio e incentivar a criança a chutar a bandeja fazendo barulho
* Cantar balançando a criança de acordo com a canção da música
* Cobrir a criança com um lençol fazendo uma cabaninha
6 a 7 Meses:
* Colocar a criança sentada em cima de um lençol e a arrastá-la puxando o lençol. A criança deverá fortalecer o abdômen para manter-se sentada.
* Rolar
* Engatinhar / passar por cima, por baixo de obstáculos.
* Sentar a criança em uma bola grande, para incentivar a criança a se equilibra-se com uma perna de cada lado.
8 a 12 Meses:
* Colocar a criança de costas, emitir sons por trás dela e esperar que ela vire-se em busca da localização da fonte sonora.
* Colocar e retirar objetos de dentro de uma caixa
* Bater pinos com o martelo
* Arremessar objetos
* Encaixar objetos com uma base com pinos
* Montanha Russa
1 a 2 anos e 5 meses:
* Empilhar peças
* Emparelhar peças
* Encaixar pinos
* Encaixar formas
* Encaixar seqüências de tamanhos:
- através de deslizamento
- em local determinado
- idem apenas com orientação
- idem com 2 locais determinados
- idem com 3 locais determinados
- idem com 4 locais determinados
- idem com todas as peças
- Encaixar de ponta cabeça
- Misturar 2 encaixes de forma diferentes
* Esconder um objeto e mostrar a criança logo em seguida
* Esconder o objeto e apresentá-lo ao bebe com as mãos alternadas, até que ele desenvolva a habilidade de memorizar que o objeto aparece cada vez em uma mão e olhar antecipado.
* Induzir a imitação de movimentos simples:
- Colocar a língua para dentro e para fora
- Abrir e fechar a boca
- Fazer bico / vibrar os lábios e as línguas
- Abrir e fechar as mãos / bater palmas
* Esconder o rosto com um pano e esperar que a criança puxe para te achar
* Esconder um objeto embaixo de um pano e esperar que a criança puxe o pano e depois puxe o pano para achá-lo
4 a 6 Meses:
* Segurar uma bandeja de alumínio e incentivar a criança a chutar a bandeja fazendo barulho
* Cantar balançando a criança de acordo com a canção da música
* Cobrir a criança com um lençol fazendo uma cabaninha
6 a 7 Meses:
* Colocar a criança sentada em cima de um lençol e a arrastá-la puxando o lençol. A criança deverá fortalecer o abdômen para manter-se sentada.
* Rolar
* Engatinhar / passar por cima, por baixo de obstáculos.
* Sentar a criança em uma bola grande, para incentivar a criança a se equilibra-se com uma perna de cada lado.
8 a 12 Meses:
* Colocar a criança de costas, emitir sons por trás dela e esperar que ela vire-se em busca da localização da fonte sonora.
* Colocar e retirar objetos de dentro de uma caixa
* Bater pinos com o martelo
* Arremessar objetos
* Encaixar objetos com uma base com pinos
* Montanha Russa
1 a 2 anos e 5 meses:
* Empilhar peças
* Emparelhar peças
* Encaixar pinos
* Encaixar formas
* Encaixar seqüências de tamanhos:
- através de deslizamento
- em local determinado
- idem apenas com orientação
- idem com 2 locais determinados
- idem com 3 locais determinados
- idem com 4 locais determinados
- idem com todas as peças
- Encaixar de ponta cabeça
- Misturar 2 encaixes de forma diferentes
Continente X Conteúdo:
* Apresentação de fantoches
* Apresentação de figuras em livros
* Apresentação de animais / frutas / comidas / carros / pessoas / objetos de uso pessoal para nomeação.
* Imitação de seqüências de movimentos
* Imitação diferida (faz de conta)
* Incentivo à brincadeira simbólica.
ATIVIDADES PARA BERÇÁRIOS
Sugestões de atividades e estímulos para o berçário
"O adulto precisa apresentar o mundo"
* Chocalho com garrafa peti, copo de iogurte, yakut...
* Saquinhos de cheiro feito com tnt algodão e vários aromas.
* Bolinhas de cheirinho feito com meia calça* Caixa supresa, encapada e com um buraco para caber a mãozinha do bebê.
* Tampas de Nescau com figuras.
* Cds com figuras, furado e usado como móbile.
* Abrir uma caixa de papelão e fazer uma casa, ou um carro.
* Janelinhas das sensações.
* Cd com cantigas com voz de criança, músicas clássicas.
* Sagu com anelina dentro de peti, pode usar também gliter, lantejoula...
* Varal das sensações.
* Cestos dos tesouros.
* Pendulo com bola e elástico colado no teto
* Soprar ( canudo grosso), fazer bolhas ensinar a criança a respirar pelo nariz( variar com gelatina colorida).
_ IDADE A partir de 6 meses.
_ O QUE DESENVOLVE Noção de que as pessoas e os objetos continuam existindo mesmo quando saem do campo de visão.
_ COMO BRINCAR Se esconda atrás de uma porta ou de algum objeto grande e chame o bebê, fazendo com que ele procure você. Apareça novamente. Cubra a sua cabeça com um pano e chame a criança pelo nome. Depois de alguns segundos, retire o pano. Esconda um objeto que o bebê goste, como um ursinho, e pergunte: "Cadê o ursinho? Onde ele está?" Incentive a criança a procurá-lo. Depois, mostre o objeto. Essa atividade ajuda a criança a compreender a ausência dos pais quando eles saem, por exemplo, para trabalhar.
Encaixes (para bebês)Uma caixa dentro da outra e o bebê aprende o que é grande, pequeno, leve e pesado.
Encaixes (para bebês)Uma caixa dentro da outra e o bebê aprende o que é grande, pequeno, leve e pesado.
_ IDADE A partir de 6 meses.
_ O QUE DESENVOLVE Noção de tamanho e de peso.
_ BRINQUEDO Caixas de papelão e potes plásticos de vários tamanhos e formatos.
_ COMO BRINCAR Coloque um pote dentro do outro, mostrando que o menor cabe dentro do maior. Vire os potinhos de ponta-cabeça e coloque um sobre o outro até formar uma torre. Deixe a criança brincar à vontade com os potes e colocar as mãozinhas dentro deles. Quando ela pegar um pote sozinha ou dois deles (um dentro do outro), vai perceber a diferença de peso. Você pode fazer: Monte cubos de diferentes tamanhos com caixas de leite. Recorte o papelão e emende as laterais com fita crepe. Depois, pinte.
Cores (para bebês)
Blocos de espuma azuis e vermelhos... Um em cima do outro e, de repente, todos no chão!_ IDADE A partir de 3 meses.
Cores (para bebês)
Blocos de espuma azuis e vermelhos... Um em cima do outro e, de repente, todos no chão!_ IDADE A partir de 3 meses.
_ O QUE DESENVOLVE Coordenação motora e a visão, que começa a ficar mais nítida a partir do terceiro mês.
_ BRINQUEDO Blocos coloridos de espuma.
_ COMO BRINCAR Movimente os blocos, coloque uns sobre os outros. Deixe a criança segurá-los e derrubá-los.
_ ESTE VOCÊ FAZ Corte o fundo de duas garrafas PET transparentes e coloque papel crepom picado, de diferentes cores e tamanhos, dentro desses recipientes. Junte um ao outro com fita adesiva. Também é possível usar água, óleo e purpurina. Utilize vasilhames de diferentes tamanhos para que o bebê perceba que sua mão envolve o objeto de várias maneiras.
17 comentários:
Olá Michele adorei seu blog e estas atividades. me fale uma coisa queria dicas de como abrir um berçário. tenho um bb e queria muito abrir, mas não tenho experiencia na area de abertura de escolas queria uma ajuda. no aguardo meu email deiaesser@yahoo.com.br. beijos
oi Michele adorei as atividades, sou estagiária do curso de pedagogiae estou procurando atividades para dar aos alunos, um abraço.
Oi michele,
amei seu blog, sou professoro e vivo a buscar novas atividades pára tornar minhas aulas mais proveitisas e prazerozas. Se tiver mais dicas e puder compartilhar ficarei grata.carmenpribas@hotmail.com
um abraço
Olá Michele, adorei o seu blog.
Sou professora do berçario 2, adorei trabalhar com os pequenos, gostaria que voçe me enviasse sugestões para trabalhar com os meus alunos .
beijos..........
msimonedantas@yahoo.com.br
olá michele, gostei muito do seu blog e das actividades que nele integra.É bom saber que ainda podemos encontrar alguns sitios onde pesquisar actividades a desenvolver com as crianças. Estou a desenvolver um ficheiro de actividades egostava de poder ter a sua colaboração e ajuda,deixo o meu mail. tania_ruby_@hotmail.com abraços
Parabéns, estás contribuindo para o "enriquecimento" de muitas professoras que ainda se encontram perdidas nas atividades.
Andréa
OI... como vai Michele...
Adorei suas dicas tenho um bebe de quase 4 meses.. e como moro fora do pais... gostaria de introduzir essas dicas em casa.. aff!! mas nao tenho experiencia com nada... tem dicas pra me mandar ? Olha adoraria saber mais... eu ainda nao comecei nada com meu bebe.. alias acho que ja deveria ter feito mais coisas... beijoo
Olá Michele, adorei o seu blog.
Sou professora do berçario, adorei trabalhar com os pequenos, gostaria que voçe me enviasse sugestões para trabalhar com os meus alunos .
beijos..........
giseli.deoliveirapedrini@gmail.com
Adrei suas idéias para atividades em berçário.Bjos
Gostei muito dessas atividades, são realmente estimulantes, adoro confeccionar materiais para o trabalho com bebês, essas atividades serão de grande utilidade. Um abraço.
Damaris Amorim
Oi Michele, gostaria d parabeniza-la pelo blog maravilhos. recentemente comecei a trabalhar com berçario 2, amis estou meia perdida em relação as atividades, se possevél gostaria que enviasse algumas sugestões de atividades. Muito obrigada meu imail:damaresguilherme@bol.com.br
oi gostei muito dos trabalhos professora da educação infantil nilda navirai-ms
gostei do seu blog, vc tambem poderia visitar meu blog liarachelprofeducacaofisica,é bem simples mas faço com carinho..
kingOlá Michele! Começei a trabalhar este ano com maternal,crianças de 1ano e meio a 2anos,e não tenho pratica. Seria possível,vc me mandar ativida des para eu fazer com eles,e preciso tbm fazer um planejamento,não tenho a minima idéia de como fazer.Será que você não tem nem um pronto pode ser do ano passado,para servir de idéia..Compro de você..meu email é:mana01@hotmail.com..aguardo respostas obrigado!
Olá adorei o seu blog muito bom mesmo. Trabalho na educação infantil e preciso de sequencias nas áreas de formaçao humana para berçário II, você poderia me ajudar. Meu email é: neivarsantos@yahoo.com.br. Beijos
olá Michele,estou começando agora com o curso de pedagogia,estou adorando porém ainda um pouco perdida,trabalho em um escola particular,com o berçário,gostaria muito de receber novidades de como trabalhar com os pequeninos adorei seu blog vou passar meu email silvanaazevedo36@hotmail.com ,adoraria receber novidades bjs
Adorei o teu blog , as atividades para o berçário é maravilhosa pois trabalho em uma Escolinha , no berçário e fico aflita com os bebês sem atividade alguma só comendo , dormindo e a unica atividade é na hora da troca ou do banho. Mt mt obrigada por atividades criativas e com grande coordenação motora .
Vou usar todas !!!!
Postar um comentário