Desenvolvimento:Faça o desenho de um aquário do tamanho de um papel pardo e fixe-o na lousa.Coloque a música Peixe vivo para eles ouvirem e peça que cantem juntos...
Entregue aos pais um pedaço de papel sulfite (1/4) e peça-lhes que desenhem um peixinho, como desejarem... (coloque à disposição lápis preto e de cor, borracha, giz de cera, tesourinha etc.) e depois recortem.
Peça que, assim que terminem, vão à lousa e fixem seu peixinho no aquário.Após todos fixados, peçam para que eles observem o que realizaram e manifestem o que entenderam sobre a atividade. Deixe-os à vontade para falar.
Se necessário, conduza a conversa para o lado da moral, da ética, do respeito às diferenças individuais.
Pergunte: Todos os peixinhos estão iguais?
Por que são diferentes?
Porque todos somos diferentes, temos gostos diferentes, habilidades diferentes, conhecimentos diferentes.
Todos os peixinhos estão indo para mesmo lado?
Por quê?Porque temos objetivos, metas e sonhos diferentes, caminhamos por caminhos diferentes, viemos de famílias diferentes etc.
Mas, apesar de todas essas diferenças, todos são iguais nas suas necessidades de sobrevivência.
Como podemos transferir essas idéias para a vida escolar?
O que o aquário representa?
Quem são os peixinhos?
Como convivermos, sabendo lidar com essas diferenças, em casa e na escola?
E assim por diante, de acordo com o retorno dos pais.
As dinâmicas na sala de aula têm uma boa aceitação por parte dos pais e facilitam muito a relação escola-pais.
Final da reunião:Não finalize a reunião sem antes perguntar aos pais se eles têm alguma sugestão para melhorar a escola e como podem fazê-lo.
Agradeça a participação e se possível não os deixe sair sem uma pequena lembrança desse dia.
Entregue aos pais um pedaço de papel sulfite (1/4) e peça-lhes que desenhem um peixinho, como desejarem... (coloque à disposição lápis preto e de cor, borracha, giz de cera, tesourinha etc.) e depois recortem.
Peça que, assim que terminem, vão à lousa e fixem seu peixinho no aquário.Após todos fixados, peçam para que eles observem o que realizaram e manifestem o que entenderam sobre a atividade. Deixe-os à vontade para falar.
Se necessário, conduza a conversa para o lado da moral, da ética, do respeito às diferenças individuais.
Pergunte: Todos os peixinhos estão iguais?
Por que são diferentes?
Porque todos somos diferentes, temos gostos diferentes, habilidades diferentes, conhecimentos diferentes.
Todos os peixinhos estão indo para mesmo lado?
Por quê?Porque temos objetivos, metas e sonhos diferentes, caminhamos por caminhos diferentes, viemos de famílias diferentes etc.
Mas, apesar de todas essas diferenças, todos são iguais nas suas necessidades de sobrevivência.
Como podemos transferir essas idéias para a vida escolar?
O que o aquário representa?
Quem são os peixinhos?
Como convivermos, sabendo lidar com essas diferenças, em casa e na escola?
E assim por diante, de acordo com o retorno dos pais.
As dinâmicas na sala de aula têm uma boa aceitação por parte dos pais e facilitam muito a relação escola-pais.
Final da reunião:Não finalize a reunião sem antes perguntar aos pais se eles têm alguma sugestão para melhorar a escola e como podem fazê-lo.
Agradeça a participação e se possível não os deixe sair sem uma pequena lembrança desse dia.
18 comentários:
Muito interessante essa dinâmica, realmente c/ sentido e propósito! Obrigada por compartilhar! Emanuela.
Achei essa dinâmica super criativa. Irei usá-la na minha reunião de pais. Obrigada por compartilhar a sua idéia e parabéns pela criatividade. Helena
AMEI ESSA DINAMICA, É IDEAL PARA A 1º REUNIÃO DE PAIS. oBRIGADA POR COMPARTILHAR.
Amei a dinâmica do peixe! Bem interessante e atrativa!
Vou aplicá-la na próxima reunião, com certeza!
bj
achei muito interessante esta dinâmica pois leva os participante a pensar e valorizr as difrenças em nosso meio.
Que benção!!! mto dez esta dinamica, fui convidada pra uma reunião de pais e vou usá-la tenho certeza que será uma grande benção de Deus. Parabéns que sejas sempre iluminada pelo Pai!! abraços em Cristo
Adorei a dinâmica!! É muito interessante e fácil de aplicar!!
adorei a dinamica vou aplicar com certeza muiot dez !!!!1
Carolina muniz.....
Adorei a dinâmica....acho muito importante que sejam realizadas dinâmicas nas reuniões é uma forma de aproximação.....
Adorei a dinâmica. É propícia para a reunião que pretendo fazer por estes dias, mesmo não sendo a 1ª reunião; pois levam a vários tipos de reflexão, especialmente de colaboração. Parabéns.
Parabéns! adorei a dinâmica.
OLáaaaaaaa eu fiz essa dinamica na minha reunião de pais ,foi muito bom a conversa entre os pais e também a dedicação deles em fazer os peixinhos ,e eles faziam como se realmente representassem seus filhos embora ainda sem saber do objetivo da dimanica ,obrigada por compartilhar...
fernanda disse...
Esta dinâmica casa - se muito bem com o texto para reflexão "A ESCOLA DOS BICHOS" dá pra fazer este link, o legal que tanto um como outro faz exatamente esta reflexão sobre as diferenças no processo ensino/aprendizagem.
estava mesmo querendo uma dinâmica assim, muito boa, vou faze-la no Plantão Pedagógico da escola.
Helen.
Adorei! Irei utilizá-la amanhã em uma Reunião !
Parabéns pelo Blog !
http://elainelao.blogspot.com
Muito legal. Gostei da idéia.
Obrigada.
Anita - SP
Sheila Bom Dia !
Amei essa dinâmica excelente, realmente muito criativa.
Aliás você é sensacional!!!
Beijos
Fatima
wayicat
Amei a ideia...principalmente porque vou fazer meu dia dos pais com o tema "FILHO DE PEIXE PEIXINHO É"
Postar um comentário