4

MODELO DE AVALIAÇÃO DESCRITIVA

FICHA DE AVALIAÇÃO INDIVIDUAL DO (A) ALUNO (A)

ALUNO:
FASE II C – 1º SEMESTRE DE 2009
PROFESSORAS:

DIRETORA:

Conforme observado nesse primeiro semestre o aluno ________ demonstrou dificuldade na adaptação a nova turma, professoras e monitora, apresentando choro e resistência para entrar na sala pela manhã. Observamos, porém, que, assim que a sua mãe ia embora, a criança parava de chorar e participava de todas as atividades da rotina. Atualmente tal comportamento não é mais observado. Observamos que normalmente, o aluno copia atitudes e comportamentos negativos dos colegas e diante de algum desentendimento reage com tapas e empurrões, como em uma situação, que um colega molhou sua blusa durante a escovação e o aluno reagiu dando um tapa no rosto do amigo, ao que precisa receber orientação para utilizar o diálogo na resolução de seus conflitos. Atualmente observamos que quando tem uma vontade contrariada, o aluno emburra e, quando tentamos conversar com ele, finge não ser com ele que estamos falando, permanecendo calado. Somente depois que observa que ninguém está o observando é que volta para a atividade que estava realizando.
Na roda da conversa se coloca pouco, respondendo ao que é perguntado, mas quando fala, faz comentários pertinentes ao assunto em pauta. Demonstra pouca atenção e concentração nas atividades de roda, necessitando receber orientação para não ficar brincando e conversando com os colegas que estão do seu lado. Principalmente agora nos dias frios, necessitava ser constantemente orientado para permanecer com o cachecol no pescoço, e não ficar “laçando” os colegas com ele.
O aluno cuida sozinho da sua higiene corporal e bucal, durante as atividades do banho, escovação e higiene das mãos.
No almoço, fruta e merenda serve-se de todos os alimentos. Faz uso dos talheres (garfo e faca) e normalmente come somente o arroz e feijão. Quando tem alguma mistura que não gosta, emburra, coloca o prato para frente e se recusa a comer, somente o faz depois de muita insistência da professora.
No horário do repouso demora em se acalmar e precisa ser orientado a parar de pular no colchão, pois fica se jogando sobre ele, gritando “madeira". Depois que deita, normalmente acaba dormindo.
Nas atividades diversificadas participa de todas as atividades propostas, passando por todos os cantos. Observamos um significativo avanço nas produções do aluno. No início do ano, mostrava-se sucinto. Realizava rapidamente o desenho para voltar ao canto de jogos. Atualmente se concentra na atividade que está realizando e permanece nela até concluí-la. Em seus desenhos há chão (na parte inferior) céu, (na parte superior) e as figuras humanas apresentam esquema corporal. O aluno se atenta para pintar no limite das figuras.
Realiza a escrita do primeiro nome sem auxilio da ficha e com auxilio para escrever o nome completo. Nomeia, reconhece todas as letras do alfabeto, com exceção das letras W, E, D, C, F e Q.
Na produção da escrita espontânea, encontra-se na fase de transição da pré-silábica nível 1 (onde coloca símbolos para representar a escrita), para a pré-silábica nível 2, onde a criança compreende que a linguagem escrita é representada por letras e, por isso, utiliza letras que fazem parte do seu dia a dia, como as letras do próprio nome, mas que não tem relação com a grafia da palavra.
Quanto ao recorte, observamos que o aluno segura corretamente a tesoura, demonstrando domínio no manuseio do material. Dosa a quantidade de cola a ser utilizada.
Nomeia e identifica o retângulo, o triângulo, o quadrado e o círculo das formas geométricas.
Reconhece e nomeia as cores utilizadas diariamente em desenhos e pinturas.
Nomeia os números de 1 a 10. Realiza contagem oral. Relaciona numeral quantidade (1 a 10), na contagem termo a termo.
O aluno participou com interesse de todos os projetos que foram realizados nesse primeiro semestre: Borboleta, Páscoa, Mães e Festa Junina, alcançando a maioria dos objetivos propostos para eles.










OBSERVAÇÕES:


______________________ _______________________
Flaviana Regina R. Guerra Michele Cristina dos Santos



________________________________
Assinatura dos Pais ou Responsáveis

4 comentários:

PRO HELENA

Visitei seu blog e amei!!Textos incríveis,ótimas ideias.
Já siu sua seguidora.Copiei algumas coisinhas,rs,mas darei os créditos direitinho!Obrigada por este espaço!
Visite o meu tb.:
http://cantinhodaprohelena.blogspot.com
bjus.

Aline Dias

Adorei seu blog!
Visitarei sempre!
Bjs!
http://pensamentosemacao.blogspot.com/

marilia

Amei o seu blog esta me ajudadndo muito

Aninha Alves

Visitei o seu blog,e adorei, muito interessante,pois pude tirar minhas dúvidas. Serei sua seguidora fiel.

 

Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados | Template by MG Design