No Nordeste, ainda é muito comum a formação dos grupos festeiros. Estes grupos ficam andando e cantando pelas ruas das cidades. Vão passando pelas casas, onde os moradores deixam nas janelas e portas uma grande quantidade de comidas e bebidas para serem degustadas pelos festeiros.Já na região Sudeste são tradicionais a realização de quermesses. Estas festas populares são realizadas por igrejas, colégios, sindicatos e empresas.
Possuem barraquinhas com comidas típicas e jogos para animar os visitantes. A dança da quadrilha, geralmente ocorre durante toda a quermesse.
Como Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro, são comuns as simpatias para mulheres solteiras que querem se casar. No dia 13 de junho, as igrejas católicas distribuem o “pãozinho de Santo Antônio”. Diz a tradição que o pão bento deve ser colocado junto aos outros mantimentos da casa, para que nunca ocorra a falta. As mulheres que querem se casar, diz a tradição, devem comer deste pão.
http://www.suapesquisa.com
PROJETO
IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO:
TURMA: PROFESSOR (A):....................................
TURNO:...............................
TEMA: A FESTA JUNINADURAÇÃO DO PROJETO:...........................................
JUSTIFICATIVA:
Este projeto didático visa destacar para os alunos o conceito de Festa Junina e sua origem, os santos comemorados em junho, em todo o Brasil, desde o período colonial: Santo Antônio, São João e São Pedro. Destacar ainda que no nordeste brasileiro principalmente, estes santos são reverenciados e pode-se dizer que a importância destas festas, para as populações nortista e nordestina, ultrapassa a do Natal, principal festa cristã, e que elas são, historicamente, o evento festivo mais importante destas regiões, tanto cultural como politicamente. Explicar para os mesmos que as festas juninas gira em torno de três datas principais: 13 de junho, festa de Santo Antônio; 24 de junho, São João e 29 de junho, São Pedro e, que durante este período, o país fica praticamente tomado por festas. De norte a sul do Brasil comemoram-se os santos juninos, com fogueiras e comidas típicas. Explicar para os alunos que é interessante notar que não apenas o dia, propriamente dito, mas todo o mês, é considerado como tempo consagrado a estes santos na região e, principalmente, as vésperas , que é quando se realizam os sortilégios e simpatias, a parte mágica da festa típica do catolicismo popular. Inúmeras adivinhações a respeito dos amores e do futuro (com quem se vai casar, se se é amado ou amada, quantos filhos se vai ter, se vai morrer jovem ou ganhar dinheiro etc.) são feitas nas vésperas do dia dos santos, em geral de madrugada.
OBJETIVOS:
Levar os alunos à:Conhecer as características das festas juninas em diferentes regiões do país;Valorizar e demonstrar atitudes de respeito ao trabalho e ao homem do campo;- desenvolver o interesse e gosto pela tradição;- Planejar a realização de uma Festa Junina;- resgatar a memória das Festas Juninas;- Enriquecer o conhecimento dos alunos quanto à história das Festas Juninas;- Distinguir a diferença dos costumes das Festas Juninas no Brasil e no mundo;- Sociabilizar os alunos;- Desenvolver o ritmo, compasso e criatividade;- Conhecer a história dos santos padroeiros: Santo Antonio, São João e São Pedro.
ORNAMENTAÇÃO DA SALA:
- Mural com bandeirinhas e balões, chapéus de palha, peneiras enfeitadas, espantalhos feitos de palha de milho.
CONTEÚDOS:
- A vida do homem do campo (onde vive, como se veste, importância do seu trabalho na lavoura, como nos ajuda, como se diverte, aspectos da vida rural.)- As festas juninas: características, roupas típicas, danças, alimentos.
DESENVOLVIMENTO:
Montagem de painés juninos para enfeitar a escola.Leitura de textos informativos.Leitura de poesias e/ou músicas juninas.Montagem de um jornal com dicas juninas.Leituras de textos criativos.Caça-palavras.Cruzadinhas.Montagem de cartazes e convites.Confecção de um caderno de receitas de comidas típicas da época.Confecção de enfeites juninos.Atividades de matemática com problematização.Montagem de painel com crendices e superstições.Conscientização do perigo de soltar balões.
RECURSOS DIDÁTICOS:
Cartazes;Papel manilha;Sulfite;Cola;Tinta guache;Lápis de cor;EVA,TNT;Tesoura;Pincel;Crepom;CDs;Aparelho de som;Televisão;Fantasias;
METODOLOGIA:
As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e i9ndividual com a interação professor e aluno durante as atividades propostas.
FINALIZAÇÃO:
O projeto será finalizado com a realização da festa Junina com músicas sertanejas, quadrilhas, comidas típicas.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será através de registro em relação a aprendizagem individual e coletiva dos alunos frente as atividades propostas durante o desenvolvimento do projeto.
CAPELINHA DE MELÃO
autor: João de Barros e Adalberto Ribeiro
Capelinha de melão é de São João.
É de cravo, é de rosa, é de manjericão.
São João está dormindo,não me ouve não.
Acordai, acordai, acordai, João.
Atirei rosas pelo caminho.
A ventania veio e levou.
Tu me fizeste com seus espinhos uma coroa de flor.
BALÃOZINHO
Venha cá, meu balãozinho.
Diga aonde você vai.
Vou subindo, vou pra longe, vou pra casa dos meus pais.
Ah, ah, ah, mas que bobagem.
Nunca vi balão ter pai.
Fique quieto neste canto, e daí você não sai.
Toda mata pega fogo.
Passarinhos vão morrer.
Se cair em nossas matas, o que pode acontecer.
Já estou arrependido.
Quanto mal faz um balão.
Ficarei bem quietinho, amarrado num cordão.
__________________________________________
SONHO DE PAPEL
autor: Carlos Braga e Alberto Ribeiro
O balão vai subindo, vem caindo a garoa.
O céu é tão lindo e a noite é tão boa.
São João, São João!
Acende a fogueira no meu coração.
Sonho de papel a girar na escuridão
soltei em seu louvor no sonho multicor.
Oh! Meu São João.
Meu balão azul foi subindo devagar
O vento que soprou meu sonho carregou.
Nem vai mais voltar.
PULA A FOGUEIRA
autor: João B. Filho
Pula a fogueira Iaiá,
pula a fogueira Ioiô.
Cuidado para não se queimar.
Olha que a fogueira já queimou o meu amor.
Nesta noite de festança todos caem na dança alegrando o coração.
Foguetes, cantos e troca na cidade e na roçaem louvor a São João.
Nesta noite de folguedo todos brincam sem medoa soltar seu pistolão.
Morena flor do sertão, quero saber se tu ésdona do meu coração.
__________________________________________
CAI, CAI, BALÃO
Cai, cai, balão.Cai, cai, balão.
Aqui na minha mão.
CAI NÃO, CAI NÃO
CAI NA RUA DO SABÃO.
http://cantodosprofessores.blogspot.com/2009/05/projeto-didatico-festa-junina.html
17 comentários:
Prabéns pelo seu blog, pois me ajudou muito em minhas pesquisa, amei um grande abraço da prof: Vania Lucia (professora da eja).
AMEI VISITAR ESTE BLOG, BELO PROJETO ME AJUDOU BASTANTE.
UM ABRAÇO.
PROF; MARIA MARGARIDA
seu projeto vai me ajudar bastante.
Adorei seu projeto! muito legal!
olá! tudo bem?Quero te parabenizar por esse projeto maravilhoso, que me ajudou muito na organizaçao de um trabalho da faculdade.Beijos,boa sorte Andreia (cursando pedagogia)
Passando pra deixar um abraço, e dizer que este projeto é tudo de bom, muito bacana, valeu por voce divulgar a cultura junina, se precisar de uma ajuda pode contar comigo, sou diretor de ONG junina nosso quadro social são 40 grupos filiados, fique com deus.
muito bom este projeto me ajudou muito.bjus.prof:noraney
parabens.seu projeto foi maravilhoso,foi excelente para desenvolve-lo com minha turma.obrigado...
sou LENIRA MORO EM SÃO BENTO,PASSAGEM/RN.
Parabéns pelo projeto!Você me ajudou em um trabalho que estou fazendo com meus alunos sobre o perigo dos balões a gás.
Amei seu projeto.Parabéns pela iniciativa.Você me ajudou muito!
Amei visitar seu blog, me ajudou bastante a incrementar minhas aulas.
Parabéns amei visitar seu blog,
ajudou-me a contar histórias com mais energia. abraço
Prof. Luzia
Foi maravilhoso curiar seus projetos,vai me ajudar muito.PARABENS.
parabéns pelo seu blog vai me ajuda muito.
Professora Jucilene Azevedo
olá adorei suas criatividades me ajudou muito nas minhas aulas é claro que irei incrementar mais ideias que estão me surgindo.PARABÉNS ADOREI VISITAR SEU BLOG.
adorei seu blog vai me ajudar bastante já estão, fluindo algumas ideias para incrementar no meu projeto um abraço.
Muito bom professora! O seu blog me ajudou muito.
Abraços,
professora Lucimara.
Postar um comentário