Páginas

14 de janeiro de 2013

Brincadeiras antigas....Amarelinha, barra-manteiga e corda desenvolvem habilidades dos pequenos. E os adultos também ganham emocionalmente.





O que mais se vê atualmente são as crianças dentro de apartamentos na frente do videogame, do computador ou da televisão. Parece que aquelas brincadeiras antigas e divertidas da nossa infância ficaram para trás. Quem não se lembra da turma toda que se encontrava depois da escola para brincar na rua ou numa praça perto de casa? As meninas brincavam de passa-anel, amarelinha ou corda, enquanto os meninos jogavam bolinha de gude, pião ou faziam cabo de guerra. A turma toda se reunia também em outros momentos. Era a hora da queimada, do esconde-esconde, do elefante colorido e do corre-cutia.


Aos poucos, porém, essas brincadeiras deliciosas foram sendo esquecidas pela garotada. "Antigamente, os pequenos se divertiam em espaços públicos e em convivência com várias crianças. Mas com a modificação da sociedade esses espaços desapareceram e elas passaram a ficar mais com os brinquedos do que com os amiguinhos", explica a professora Maria Ângela Barbato Carneiro, coordenadora do Núcleo de Cultura, Estudos e Pesquisas do Brincar e da Educação Infantil da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). O maior problema dessa substituição é que as crianças acabam não brincando de maneira adequada, pois não há interação com outras pessoas.


Brincar faz parte do desenvolvimento infantil. Pesquisas já mostraram que crianças que brincam são mais criativas e as que se divertem em grupo têm menos problemas de ajuste social quando chegam à idade adulta. "O jogo é seu meio de comunicação e aprendizagem. Por meio dele a criança terá a oportunidade de desenvolver melhor a imagem, o seu esquema corporal e outras habilidades", explica a psicopedagoga Raquel Caruso Whitaker, do Centro de Aprendizagem e Desenvolvimento (CAD), de São Paulo. As brincadeira antigas, por exemplo, estão ligadas a costumes populares e ainda promovem a socialização, ajudam a desenvolver a coordenação motora, exploram o movimento, o equilíbrio, o respeito às regras e o lado intelectual dos baixinhos. Veja aqui as principais:





Cinco Marias





Amarelinha

O que é: brincadeira em que as crianças devem pular casinhas desenhadas no chão.

Participantes: a partir de dois.

Acessórios: uma pedrinha ou saquinho de areia.

Como brincar: desenhe a amarelinha no chão, indo do número 1 ao 10. As crianças devem decidir quem vai começar. O escolhido joga a pedra - ou o saquinho de areia - no número 1. A seguir pula casa por casa com um pé só até chegar ao número 10. Na volta repete o trajeto, só que pegando a pedrinha. O mesmo deve ser repetido até chegar a última casa. Perde a vez quem pisar na casa em que está a pedra, pisar na risca, não pegar a pedra ou errar a casinha na hora de jogar a pedrinha.

Idade: a partir de 3 anos.

Benefícios: desenvolvimento do raciocínio, coordenação motora, atenção, equilíbrio, noção de espaço e tempo, conhecimento dos números e habilidade para lidar com regras e limites.


O que é: disputa em que crianças puxam uma corda.

Participantes: a partir de quatro.

Acessórios: uma corda e um lenço ou pedaço de tecido.

Como brincar: amarre o lenço no meio da corda e divida as crianças em dois grupos. Cada um deve ficar em um dos lados da corda e puxar com muita força. Ganha quem conseguir deslocar mais o lenço de lugar.

Idade: a partir de 6 anos.

Benefícios: desenvolvimento do espírito de equipe, força muscular, concentração e habilidade para lidar com disputa.


O que é: jogo em que uma criança com os olhos vendados deve achar as outras.

Participantes: a partir de cinco.

Acessórios: uma venda para olhos, ou uma tira de tecido de cor escura, ou um lenço.

Como brincar: depois de determinado o espaço onde será feita a brincadeira, as crianças devem sortear quem será a cabra-cega. Em seguida, use o tecido para vendar os olhos dela. Rodem a cabra e saiam correndo. A cabra deve agarrar alguém e adivinhar quem é a criança. Se acertar, a criança escolhida será a próxima cabra-cega. Se errar, o jogo continua.

Idade: crianças a partir de 5 anos.

Benefícios: desenvolvimento da coordenação motora, atenção e sentido de localização, percepção e discriminação tátil e auditiva.


O que é: brincadeira em que as crianças usam saquinhos de arroz para fazer malabarismo.

Participantes: a partir de dois.

Acessórios: no mínimo três saquinhos de pano com arroz ou pedrinhas dentro.

Como brincar: a criança joga os saquinhos para o alto. Eles devem ficar onde caírem. O jogador pega um saquinho e atira para o alto. Antes que caia, eledeve pegar outro saquinho, e jogá-lo para o alto. Com os dois na mão, agora é hora de jogá-los e pegar o terceiro saquinho que deve ir para o ar antes de os outros caírem. Quem acertar tudo ganha um ponto. Quem errar passa a vez para o amigo.

Idade: a partir de 6 anos.

Benefícios: desenvolvimento da coordenação motora, atenção, concentração, agilidade, mira e distância.


O que é: brincadeira em que as crianças devem correr atrás do adversário para aumentar sua equipe.

Participantes: pelo menos oito.

Acessórios: não há.Como brincar: as crianças devem ser divididas em dois grupos e alinhadas frente a frente numa distância de, no mínimo, cinco metros. O grupo que começar o jogo escolhe um membro para se dirigir até a outra equipe. As crianças devem ficar com as mãos estendidas e as palmas para cima. O adversário, então, canta: "Barra-manteiga na fuça da nega. Minha mãe bateu nessa daqui". E bate fortemente na mão de uma delas. Nesse momento, corre em direção à sua fileira enquanto o que levou a palmada tenta alcançá-la. Se chegar ao seu grupo sem ser tocada, a criança está salva. Se for pega, deve passar para o outro grupo. A brincadeira é reiniciada com a criança que levou a palmada. Ganha o grupo que ficar com o maior número de crianças.

Idade: a partir de 6 anos.

Benefícios: desenvolvimento da força, equilíbrio, agilidade, concentração, coordenação motora, força muscular, espírito de equipe e habilidade para lidar com regras e disputa.



O que é: também conhecida como pula-mula, nessa brincadeira as crianças devem saltar sobre um colega fazendo poses diferentes.

Participantes: no mínimo quatro.

Acessórios: não há.

Como brincar: escolham quem será a mãe da mula. Ela, por sua vez, deve escolher quem será a mula. O escolhido deve abaixar as costas, apoiando com força as mãos nos joelhos. Se as crianças forem muito pequenas, a mula pode ficar ajoelhada de quatro no chão. A mãe salta sobre a mula, apoiando as mãos nas costas do amigo. Essa pessoa pode determinar como será o salto e os outros imitam o que ela faz. Se gritar bife, significa que as mãos devem ficar abertas. Batatinha é para todos pularem com a mão fechada. Garra de gavião, a ponta dos dedos finca sobre a sela. Vale também inventar novas posições. Quem errar é a próxima mula. E quem era a mula será a mãe.

Idade: a partir de 6 anos.

Benefícios: desenvolvimento do equilíbrio, coordenação motora, força muscular, agilidade e habilidade para lidar com regras.


O que é: também conhecida como lenço-atrás, nessa brincadeira as crianças devem tentar pegar o amigo correndo em volta de uma roda.

Participantes: no mínimo dez crianças.

Acessório: um lenço.

Como brincar: escolha quem ficará com o lenço. As demais crianças devem ficar sentadas no chão em forma de roda e com os olhos fechados. Quem estiver com o lenço anda em volta da roda (pelas costas dos pequenos) enquanto todos cantam: "Corre cutia, na casa da tia, corre cipó, na casa da avó. Lencinho na mão, caiu no chão, moço bonito, do meu coração. Posso jogar? Pode!! Ninguém vai olhar? Não!". Nesse momento, o lencinho é colocado atrás de uma pessoa da roda. Essa criança tem que pegá-lo e correr atrás de quem o colocou lá antes que o adversário sente no seu lugar. Se agarrá-lo, a criança vai para o meio da roda.

Idade: a partir de 3 anos.

Benefícios: desenvolvimento da coordenação motora, equilíbrio, direção, atenção, concentração, esquema corporal, agilidade e força muscular.


O que é: brincadeira em que as crianças devem identificar cores em um ambiente.

Participantes: no mínimo quatro.

Acessórios: não há.

Como brincar: crianças devem escolher quem será o mestre da brincadeira. Ele, então, grita: "Elefante colorido". E as outras perguntam: "De que cor?". O mestre escolhe uma cor e todas as crianças deverão tocar algum objeto na tonalidade pedida. Se não achar, tem que pagar uma prenda. Pode ser dançar, cantar, contar uma piada, correr, assim por diante.

Idade: 2 anos.

Benefícios: desenvolvimento da concentração, atenção, coordenação motora, conhecimento das cores, discriminação visual e auditiva.

Interação com a criança.


E não pense que só as crianças se beneficiam na hora da brincadeira. O adulto que se dispõe a entrar no meio da molecada sai ganhando também. "A mulher que resolve parar suas atividades e brincar com os filhos, sobrinhos, netos ou qualquer outra criança fortalece a relação e a confiança que há entre eles", explica a professora Maria Ângela Barbato Carneiro, da PUC/SP.

Esse tempo que ela se dedica à brincadeira também ajuda a trazer à tona emoções antigas que ficaram esquecidas lá no passado. De acordo com o pesquisador norte-americano Brian Smith, autoridade em desenvolvimento infantil do Departamento de Educação da Universidade da Pensilvânia, os adultos de hoje foram educados para renunciar às atividades infantis e para serem responsáveis quando crescessem. Para ele, ganha os pais que não esquecem de sua própria infância. Esse resgate é ideal para dar mais alegria à vida. É como se trouxesse um frescor no meio da correria diária.

Mas não vale fazer nada forçado. Quando resolver sentar com os pequenos, faça isso de coração. Você vai ver como a brincadeira vai ficar muito mais divertida!

53 comentários:

veronica disse...

Muito bom seu texto sobre brincadeiras antigas, para mim foi muito proveitoso, me ajudou em um trabalho de pedagogia.

veronica disse...

Muito bom seu texto sobre brincadeiras antigas, para mim foi muito proveitoso, me ajudou em um trabalho de pedagogia.

disse...

MuitoO seu blog...Ajudou no desenvolvimento do meu trabalho...!*

Anônimo disse...

ola Michelli.
o blogger está maravilhoso.Ajudo-me muito com o meu trabalho escolar.
Um forte abraço.
Rosi

Clarice Robin disse...

michele vc é dez garota, seu texto está ótimo e me ajudou muito em uma pesquisa sobre brincadeiras que desenvolvem o esquema corporal que estou trabalhando. são pessoas como vc q a educação está precisando. vc busca e passa o conhecimento com muito capricho e carinho. parabéns pelo seu trabalho . Deus te abençoe. beijos. Clarice Robin prof. de Educção Física.

Su disse...

Esta otimo esses textos sobre brincadeiras antigas..
amei muito..Esta perfeito!!!!!
ajudou minha filha no trabalho da escola.......

Gleissy disse...

oi michelle, seu texto é o maximo e me ajudou na prova de educao fisica

isa-christal disse...

Muito bom o seu texto !
mi ajudou no trabalho de Ed Fisica na escola 7ª serie
beijos !:D

Leticia disse...

adorei pois faz com q a gente saia um pouco de casa...........

Lá Necchi disse...

Achei muito interessante estas brincadeiras antigas, pois vou voltar à minha velha infância e lembrar que meus avós ja brincaram disto! hehehe

isa christal disse...

issso mesmo larissa necchi!
OBRIGADAAAA pelo textoo nos ajuudouu muuiiiitoooooo
beijiiinhuuss miguxa do blog (LLLLLLL)

Andrea disse...

Estava tentando lembrar algumas brincadeiras da minha infância para fazer com a turminha da minha filha de 3 anos na escola... seu texto me fez praticamente reviver todas elas, ótimo!! O dia do amigo com a mamãe vai ser um sucesso....

marianne disse...

ola,
michele amei o seus textos eles mi ajudaram muito no meu trabalho escolar de Ed. Física.

Scheila disse...

Gostei muito do seu site, tem conteúdos muito interessantes e de muito proveito!!!!!

silvia disse...

gostei muito do seu blog,me ajudou á desenvolver uma açao q irei fazer num trabalho de ed.fisica.

thayane disse...

gostei muito dessas bricadeiras

Anônimo disse...

amei as brincadeiras. eu nem sabia que algumas existiam!são muito legais.eu tenho que faser um trabalho escolar sobre esse assunto, e me ajudou bastante.

Anônimo disse...

adorei essas brincadeirasalgumas eunem sabia que existia tenho que pesquisar sobre uma brincadera antiga do tempo da minha vó e eu encntrei aqui esse site é o maximo
tudo o que eu procurava estava aqui!!!
quem criou ele é um génio da educação física adorei!!!

Michele disse...

oi michele suas histórias são o maximo eu nem sei o que dizer suas histórias sobre brincadeiras antigas me ewstimularam e eu consegui fazer meu trabalho!!!
e também adoro o fato de eu ter o mesmo nome que você te adoro!!!

Anônimo disse...

GOSTEI MUITO DE SUAS SUGESTÕES, POIS ME AJUDOU NA ELABORAÇÃO DAS ATIVIDADES QUE IREI REALIZAR NO MEU MINICURÇO...

Anônimo disse...

Oi querida.. Preciso de algumas brincadeiras de "atirar"... Preciso no minimo de 5, e uma tenho que fazer adaptada pra deficientes.. Se puder envie no meu e-mail o quanto antes.. fran_falcao@hotmail.com ou fabri_bastos@hotmail.com
Muito obrigada desde já..

Brincadeiras, Dinâmicas, Gincanas disse...

Olá! Acabei de concluir um projeto no qual me empenhei nos últimos dias: O Manual de Educação Fisica e Recreação.

Este manual contém mais de 350 atividades recreativas, desde brincadeiras ao ar livre, dinâmicas de grupo, cantigas de roda e tarefas para gincana. É uma obra amadora, porém, está muito bem elaborada e seu conteúdo é extremamente rico.

Modéstia à parte, o manual que eu criei é um item obrigatório em qualquer instituição de ensino ou organização que desenvolve atividades com crianças e adolescentes., pois é um verdadeiro almanaque de recreação e tem absolutamente tudo que alguém precisa para promover qualquer tipo de atividade recreativa, para todas as idades.

Espero que faça bom uso do manual.

ACESSE:
http://brincadeirasderua.zip.net

Anônimo disse...

Olá,eu adorei o site,pois usarei o conteúdo pra fazer um trabalho de artes,ha num seii se vcs dexam eu fik mandando comentários,kkk,há detestei o "comentário" dhe esculhambação do cara de baixo ,pow q coisinha "paiah" ñ é ?
xauuuu,ass:BYNNA LOWRRAYNYH........

Anônimo disse...

CAD o escuilhambão não se manifestow ñ,o site é educativo,porisso'''''''
ñ sei as razões dele mas pesso por favor ñ publiq mas issu pois muithississsimas crianças visitam este site....ñ qru q elas aprendam issu,xauuu
ha, qem me apoiar mande comentários também tenham livre expressão como eu...BY_LO.KKKKKKKK

Anônimo disse...

EU TENHU 1 migutxa q fikow muitississima chateada com o anonimo e ela vai mandar um comentário repreendendo eliiiiiiiiii
iai tô juntanduu
força ñ é,se ñ gostarem me avisem pelus comentários !
BY_LO

Anônimo disse...

eu ñ gostei do q o anonimo sem vergonha falou ele ñ tenhe vegonha na cara pra ficar mandando esse tipo de baicharia para as criaças de menor beijos de joyci 100% vd loka

Anônimo disse...

pow cad vc migutxa joicy com o cmentario tô esperandhu

Anônimo disse...

eu sou muito realista pois o cara é o mior cara de pau pocha ele é miuto cachorro pra mandar esse tipo de comentario para sa crianças mais minha mikuxta byna botou ele pra comer capim um chero de joyci 100%vd lokkkkkaaa!!!.

Anônimo disse...

ai cade vc ñ apareceu mais vai emtre de novo ta com medo boy ñ tenha medo nos ñ mordemos só brigamos vc ficou bammmmmmmm hahahahaha ficou com medo seu endiota anonimo beijos de joyci100% vdlokkkkkkkaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Minha migutxa é realista aposto q vai txe desmascarar enquantu tú ñ po a cara bter a gente vai fik assim.... nos ajudem pessoal....
ass : BY_LOO muitxyssisssima preocupada !!!!

Anônimo disse...

Quem são essas garotas tão realistas elas estão botando pra quebrar com esses recados.agradeço eu vi o que o anonimo colocou.txau.vcs são demais

Anônimo disse...

quem é esse anonimo cara de pau sem vergonha ,cachorro filho da mae ,meu ultim,o comentario thau beijos

ESPAÇO COMPARTILHADO disse...

olha gostaria de pedir desculpa
por não ter excluido antes este comentario maldoso.

Almanaque de Brincadeiras disse...

Olá! Acabei de concluir um projeto no qual me empenhei nos últimos dias: O ALMANAQUE DE BRINCADEIRAS.

Ele contém 500 atividades recreativas, entre brincadeiras ao ar livre, dinâmicas de grupo, brincadeiras de salão, brincadeiras para gincana, brincadeiras para crianças e adolescentes de todas as idades (do pré-escolar ao ensino médio).

É uma obra bem elaborada e incrivelmente completa. Item obrigatório em qualquer instituição de ensino ou organização que desenvolve atividades com crianças.

Também é interessante para pais e voluntários que promovem brincadeiras com a garotada da família e da vizinhança. São atividades bem legais e fáceis de fazer, que com certeza irão promover momentos intensos de alegria e lazer saudáveis.

Baixe esse manual e ponha em prática as brincadeiras. Além de estar garantindo uma infância mais saudável às nossas crianças, você também estará garantindo a todos os participantes momentos inesquecíveis de felicidade.

ACESSE:
http://brincadeirasderua.zip.net

Anônimo disse...

eu amei esse site!é d+ muito legal!se ouver pesoas que nao gostarão desse site minha nossa são bobos!

dadah disse...

ACHEI MUITO BOM ESSAS BRINCADEIRAS QUE MEUS AVOS CONCERTEZA FAZIAM E EU APRENDI BRINCADEIRAS ANTIGAS QUE PRA MIM SÃO NOVAS E ME AJUDOU A FAZER UM TRABALHO DE EDUCAÇÃO FISICA SOBRE BRINCADEIRAS ANTIGAS

Anônimo disse...

Geente!

Esse texto sobre as brincadeiras antigas não é de autoria dela, e sim desse site:

http://gmvaca.forums-free.com/brincadeiras-antigas-t18.html

Beijos para todos.

*$* Tainá disse...

Legall..isso me ajudou no meu trabalho de Ed. Fisíca..Obrigadaa
BeeijooOs

emily suian disse...

obrigada:: seu blog está lindo e me ajudou muito no trabalho de pedagogia.

beijos

Thaynan disse...

muito bom para quem vai ser professor de Ed.sicam,adorei!!!!

Estelinha disse...

oiiiiiiiiiii
adoeri se blog...
me ajudou muito
parabens!!!

Anônimo disse...

parabéns pelo seu trabalho !!!!
você relembrou uma coisa muito inportante que porem esquecida por muitas pessoas bom acho que é só o que eu tenho para dizer á vc !

p@tty disse...

adorei eu sou do terceiro ano e estava fazendo um trabalho de d eucação física quando achei este site que tinha tudo o que eu precisava
muito d++++++++++++
parabens bjs

♥☻♥Monalizza♥☻♥ disse...

Olá,suas brincadeiras mim ajudaram muito a desenvolver meu trabalho..........

Cidinha disse...

Vou usar estas brincadeiras na Pastoral da Criança de minha comunidade, vai ser muto útil. valeu1
Cidinha - MBelo

Fátima disse...

Bom,como eu trabalho com crianças achei ótimo essas brincadeiras escritas dizendo como brincar :)

Anônimo disse...

Oii!
Amei o Site
tirei 10,0 em um trabalho com
esse texto
"Antigas brincadeiras".
Obrigada !
beejo!

biankinha disse...

Adorei esse site!!
nossa,mto obg por ter criado-o!!♥♥
Meu trabalho foi espetacular,as brincadeiras postadas nesse site me ajudou mto e tbm são mto divertidas...
vlw msm!! td minha equipe amou o trabalho!!!♥
até mais!♥
bjus!!

biankinha disse...

Adorei esse site!!
nossa,mto obg por ter criado-o!!♥♥
Meu trabalho foi espetacular,as brincadeiras postadas nesse site me ajudou mto e tbm são mto divertidas...
vlw msm!! td minha equipe amou o trabalho!!!♥
até mais!♥
bjus!!

sara disse...

ESTAVA A PROCURA DE ALGO P/DESENVOLVER COM CRIANÇAS CARENTES E O ESPAÇO COMPARTILHADO VAI ME AJUDAR E MUITO....OBRIGADO PELA RICA COLABORAÇÃO ABRAÇO PALHAÇO PINGO.DEUS ABENÇOE!

patricia disse...

EU ADOREI O SITE...EU SOU ALUNA E MINHA PROFESSORA DE LÍNGUA PORTUGUESA NOS PEDIU UM TRABALHO SOBRE BRINCADEIRAS ANTIGAS,O SITE FOI PERFEITO.NÓS JÁ TÍNHAMOS EXECUTADO ESTE TRABALHO COM SUCESSO COM AS CRIANÇAS DO PRIMÁRIO DOIS ANOS ATRÁS E AGORA QUEREMOS REPETIR ESTA DOCE EXPERIÊNCIA.
PARABÉNS!♥

Douglas Duarte disse...

nossa muitoo bom,adoreiii seu blog.PARABÉNS..rsrrs
OLÁ,GALERA DE-EM UMA PASSADINHA NO MEU BLOG,TA SUPER DIVERTIDO.LÁ VOCÊS IRÃO ENCONTRAR UM POUCO DE TODOS OS SUCESSOS QUE MARCARAM A INFÂNCIA DE MUITA GENTE NAS DÉCADAS DE 80,90 E ANO 2000,COM VIDEOS,POST'S E MUITOO MAIS.CORRAM !
Esse Ai É O link Do Blog "Você Se Lembra ?",É So Clikar E Relembrar Sucessos.
http://baudesucessoss.blogspot.com.br/
Vejam,Comentem E sejam Bem Vindos Como Seguidores.
Obrigaado,Bjoos *_*

Anônimo disse...

Parabéns pelo seu trabalho. Me ajudou a fazer outro. Bjus sucessos... Ângela Thaise C. F.