20

ROTINA DA CRECHE

A creche funciona de segunda a sexta-feira de 6 às 18:00 horas. A rotina da creche:
06 ás 08:00Chegada das crianças
08:30-Café da manhã
08:45 ás 09:00-Hora da Higiene Dental
09:00-Recreação (hora de brincar) ou hora do Vídeo & TV
09:30-Atividades pedagógicas e
(as crianças que estudam a tarde – fazer dever de classe)
10:30-Hora do Banho
11:40-Almoço
12:30-Hora da Higiene Dental e hora do
Repouso
14:30-Atividades pedagógicas & Hora do Vídeo- TV
15:30-Lanche
16:00-Hora do Banho
17:00-Hora do Descanso Final –Tv ou som
17:30-Início da saída
18:00-Encerramento
Chegada
As crianças chegam na creche entre 6 e 8 horas. Uma colaboradora fica no portão para receber as crianças até às 8 horas, que é o horário de tolerância para a entrada das crianças na creche.

Café da manhã
Às 8:30 horas depois de uma breve oração é servido o café da manhã. Após esse horário, a criança já terá que vir de casa de “café tomado”.

Recreação
Em seguida, as crianças acompanhadas da crechista vão para o pátio onde acontecem momentos de recreação. Normalmente é feita uma rodinha e as crechistas comentam e fazem perguntas sobre vários assuntos como por exemplo: o clima, a temperatura, as estações do ano, os dias da semana. Através de perguntas dirigidas incentiva que cada criança fale sobre fatos acontecidos com elas no dia anterior, após a saída da creche, ou no fim de semana. As crechistas comentam ainda sobre as atividades que serão desenvolvidas naquele dia. Quando é data comemorativa há uma explicação sobre o tema. Os aniversariantes também são lembrados. Desfazendo a rodinha continuam no pátio participando de diversas brincadeiras.

Atividades pedagógicas
Às 9 horas vão para suas respectivas salas (sala para fazer dever de classe e outra para atividades: onde participam de atividades pedagógicas, como: jogos, pintura, colagem, etc.
BanhoÀs 10:30 horas é hora do banho. Enquanto uma crechista dá o banho nos mais pequeninos, as outras crianças estão participando de atividades com a outra crechista. Ex: Assistindo fita de vídeo ou tv.

Almoço
Entre ás 11:30 e 12:00 horas é servido o almoço. Momento de oração e agradecimentos a Deus, aos Donos e a Cozinheira pelo preparo da comida. Depois do almoço é realizada a higiene dental.

Repouso
Após escovarem os dentes, (os maiores) todas as crianças dormem entre 12:30 e 14 horas. Quando acordam irão fazer alguma atividade, ler, contar estórias, brincar. Enquanto as crianças que não ficam neste turno na creche, se deslocam as suas salas de aula com programação normal com as suas respectivas professoras (desde a Ed. Infantil até o Ensino Fundamental).
Atividades pedagógicas
Às 14:30 horas as crianças vão para as salas para atividades pedagógicas.

Lanche e recreação
Às 15:30 horas é servido um lanche reforçado e depois vão para o pátio, onde participam de brincadeiras diversas até o horário de irem embora, às 17 horas.
BERÇÁRIO

OBJETIVO
Desenvolver harmonicamente os aspectos físicos, psíquicossociais do bebê, respeitando sua maturidade emocional.Desenvolver a psicomotricidade da criança através do corpo e do movimento.

ATIVIDADES
Estimulação tátil (acariciando o bebê sempre que possível e conversas diárias).
Estimulação visual, através de objetos coloridos, que permitam o manuseio com as mãos e a boca.
Estimulação de movimentos como se arrastar, engatinhar para buscar um objeto. Incentivar também o andar, segurando-o com as mãos.
Estimulação verbal conversando com a criança todo o tempo, brincando e sorrindo.
Introdução de alimentos com a paciência do professor, pois a adaptação nem sempre é fácil.
Trocas de roupas e fraldas contínuas, sempre que for necessário.
Banhos agradáveis, acompanhados de conversas e músicas.
Músicas gestuais e cantigas de roda (sentados).
Exercícios com bolas e brinquedos de encaixe, quando a criança apresentar maturidade.
Incentivo a fala.
Imposição de limites, dizendo não, toda vez que a criança colocar em perigo si mesmo, os colegas, tias e o ambiente escolar.
ETAPAS IMPORTANTES DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Com 01 mês:
Levanta o queixo.
Mantêm as mãos fechadas.
Olha indefinitivamente.
Olha o rosto das pessoas que o observam.
Fixa o olhar na luz.
Emite sons guturais.

Com 02 meses:
Levanta o tórax.
Movimenta braços e pernas.
Olhar acompanha objetos e pessoas em movimento.
Sorriso social quando recebe atenção.
Olhar se demora no horizonte.

Com 03 meses:
Rola da posição de lado para a de costas.
Olha em todas as direções.
Não fixa atenção por muito tempo.
Tenta pegar objetos.
Sorri.
Emite sons de vogais.
Sustenta a cabeça.

Com 04 meses:
Senta com apoio e mantêm a cabeça firme.
Mãos abertas.
Olha imediatamente um objeto que se move.
Murmura e ri alto.
Brinca com as mãos e roupas.
Reconhece a mamadeira.
Começa a levar objetos à boca.
Tende a rolar.

Com 05 meses:
Quando sentado mantêm a cabeça ereta e firme.
Se sentado, apanha objetos
Reconhece as pessoas.
Pode estranhar estranhos.
Sorri ao se ver no espelho.
Emite gritos.
Preensão precária.

Com 06 meses:
Permanece sentado com o tronco ereto, se tiver apoio.
Gosta de balançar objetos.
Agarra objetos com as mãos.
Gosta de olhar no espelho.
Estende os braços para os pais e pessoas que gosta.
Quando deitado segura os pés e brinca com os dedos levando à boca.

Com 07 meses:
Senta-se com apoio e permanece ereto por pouco tempo.
Segura um objeto em cada mão.
Passa objetos de uma mão para outra.
Sacode chocalho.
Vocaliza sons e escuta a própria voz.
Brinca com os pés.
Aceita alimentos sólidos e estranha pessoas não conhecidas.

Com 08 meses:
Sentado, permanece ereto, porém inseguro.
Levanta-se com ajuda.
Emite sons e parece gostar de ouvir a própria voz.
Pronuncia sílabas simples.
Morde e chupa os brinquedos.
Busca com insistência os brinquedos fora de seu alcance.

Com 09 meses:
Pode começar a engatinhar.
Senta-se firme sem apoiar.
Explora e manipula objetos.
Vocaliza sílabas repetidas.
Troca sorrisos, atende ao seu nome e ao não.
Leva à boca e morde tudo que apanha.
Mantêm-se em pé apoiado.
Come bolacha; segura a mamadeira.

Com 10 meses:
Permanece sentado firme por tempo indeterminado.
Engatinha.
Levanta-se sozinho com apoio.
Começa a soltar os objetos.
Vocaliza dá-dá, mã-mã, uma ou duas palavras.
Faz adeus e bate palmas.
Tende comer sem ajuda, com colher.
Atende ao seu nome e ao não.
Faz brincadeiras simples como esconde-esconde.

Com 11 meses:
Anda com ajuda.
Pronuncia uma ou outra palavra.
Compreende o som de algumas palavras.
Repete palavras.
Estende o brinquedo para outra pessoa, em geral sem soltar.
Bebe um pouco de água já da xícara.

Com 12 a 15 meses:
Começa a andar sozinho.
Anda cambaleante.
Gosta de atividades, de andar.
Coopera ao vestir.
Reconhece o nome de pessoas conhecidas.
Quando se vê no espelho, vocaliza.
Brinca sozinho e já tem objetos favoritos.
Repete algumas palavras.
Fica de pé sozinha. Dá alguns passos sozinhos, com todas as articulações flexionadas, sem direção definida. Vai da posição deitada à de pé, sem apoio.
Solta facilmente. Come com a colher, mas desperdiça boa quantidade. Preensão palmar cruzada.
Constância formal.
Constrói torres de dois blocos (cubos de 2,5 cm).
Pára de levar as coisas à boca.
Primeira palavra pronunciada corretamente. Não baba mais.
Reage ao seu próprio nome. Compreende que todas as coisas e todas a pessoas têm nomes.
Estende as pernas quando esta sendo vestida.
Emprega a mão dominante com mais freqüência.

Com 15 a 18 meses:
Caminha bem sozinho.
Começa a correr, cambaleante.
Senta-se sozinho em cadeira infantil.
Sobe e desce com ajuda, ou sé engatinhando.
Tem mímica muito expressiva.
Esforça-se para chutar a bola.
Desenha um traço.
Vira folhas do livro: 2 ou 3 por vez.
Gosta de puxar e empurrar brinquedos.
Constrói uma torre com três cubos.
Com só, deixando cair.
Pronuncia cerca de dez palavras e indica desejos nomeando objetos.
Mostra o nariz, os olhos, o cabelo.
Imita varrer, ler jornal.
Compreende ordens e pedidos simples.
Pode iniciar uso do piniquinho.
Começa a testar os limites que lhe são impostos.
Sobe escadas.
Caminha com os pés separados.
Bebe na caneca sozinha.
Frases de uma palavra.
Localiza rapidamente os sons. Compreende algumas frases simples.
Compreende onde a bola foi quando ela rola para fora de seu campo visual.

Com 18 a 24 meses:
Corre bem.
Chuta a bola.
Atira a bola com a mão.
Constrói torres de 4 a 7 cubos (sete cubos com 24 meses).
Alinha cubos.
Vira páginas de uma a uma.
Imita traços verticais e circulares.
Coloca blocos em um tabuleiro, indiscriminadamente.
Identifica 3 a 5 desenhos.
Começa a cortar com tesoura.
É demorado às refeições e ainda brinca com a comida.
Abre armários, tira objetos das gavetas.
Acompanha com gestos o que ouve e vê.
Reconhece-se no espelho.
Canta (atrapalhado).
Dramatiza situações simples com bonecos.
Negativismo acentuado.
Tem senso de posse.
Refere-se a si mesmo pelo nome.
Veste peça simples.
Compreende perguntas.
Faz brincadeiras paralelas.
Desce escada engatinhando para trás.
Sobe escada de pé, sozinha, segurando no corrimão. “Corre” desajeitadamente.
Caminha lateralmente. Caminha para trás. Chuta uma bola. “Salta” desajeitadamente, quando segura por ambas as mãos.
Come com uma colher. Arremessa, mais sem direção definida.
Vira as figuras da maneira correta, de cabeça para cima.
Imagina coisas que não pode ver.
Ajuda a despir-se.
Leva a mão a um lugar dolorido.
Balbucia, imitando o tom e ritmo da mãe. Repete sons.
Frases de duas palavras.
Compreende frases curtas. Localiza sons em outra sala.
Aponta para algumas partes do corpo.
Consegue associar banheiro/defecação, banheiro/micção.

OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
Habituá-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
Permitir que a criança seja independente. Deixá-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
Mante-la ocupada.
Levar a criança a participar das atividades de grupo.

20 comentários:

Bel

Sou professora de Educação Infantil, e no próximo ano estarei assumindo a gestão de uma creche municipal.
Achei super interessante o seu blog, penso que será de muita utilidade para muitos profissionais que atuam na Educação Infantil. Parabéns!

eliete maria

olá sou auxiliar de creche trabalho com crianças entre 2 e 3 anos e gostaria de saber mais sobre a rotina e quais atividades na sua opinião são mais importantes
e-mail:edsonfernandesjunior@yahoo.com.br

simone

oi,estou cursando o 3ºsemestre em pedagógia,seu blog me ajudou bastante em um trabalho. bjos
simone128@hotmail.com

Anônimo

olá sou monitora em uma escola publica, vou começar a trabalhar em uma creche com crianças de 2à3 anos , gostaria de poder contar com a experiencia de vcs, obrigado meu email é SI_1968@hotmail.com

Anônimo

Olá Sou Viviane e gostaria de monatr uma creche escolinha na minha cidade e gostaria de saber mais ou menos quantos funcionarios vc disponibiliza para quantas crianças?Por favor se der pra vc me orientar neste sentido ficarei grata.

Francyeli

Olá tenho um bebe de 8 meses e preciso colocá-lo numa creche, porém tenho muito medo afinal existem várias histórias por ai que nos assustm, e tbm por causa da adaptação dele,vi o seu blog e achei muito interessante, sendo vc uma pessoa que esta nesse ambiente entende do ramo, gostaria muito que me ajudasse. Eu tenho razões pra estar realmente preocupada?? Ou a creche pode ser um ambiente bom e que ele goste?? Por favor gostaria que vc me orientasse se possível. Meu email é fran91_11@hotmail.com
Obrigada,,,,

"Não Brinque Com Fogo; Pois Ele é Chato".

FAÇO PEDAGOGIA, PRECISO FAZER O ESTÁGIO! FIQUEI MUITO FELIZ EM PODER ACHAR ÓTIMOS MATERIAIS. GRATO

Anônimo

Olá. Sou educadora de infância e amanhã vou começar a trabalhar com o meu novo grupo. bebés: dos 4 meses a 1 ano!!! estou muito contente e impaciente... nunca trabalhei com estas idades e de certo modo sinto-me perdida!

PROFª LUCIANA

Adorei seu blog. Parabéns!!!

Cledi

sou professora de educação infantil e trabalho com crianças de 3 a15 meses e achei muito interessante apresentar a rotina de uma creche para que os pais tenham a idéia de como seus filhos são educados no dia a dia. obrigada! cleidi







clediPiovesan@gmail.com

Anônimo

sou professora de educação infantil e trabalho com crianças de 3 a15 meses e achei muito interessante apresentar a rotina de uma creche para que os pais tenham a idéia de como seus filhos são educados no dia a dia. obrigada! cleidi







clediPiovesan@gmail.com

fabiana

oi,sou estudante de magistério e amei a rotina posta em evidência na internet. ela explícita bem o planejamento diário de uma creche e tranquilza os pais que por algma razão tem preconceito com a instituição.

Guilsilla Isvetlana

Oi, meu nome é Guilsilla, moro em São Luís\MA, sou Professora de Educação Infantil, e estou pensando em abrir uma creche na minha cidade, pois tem muita carencia desse tipo de serviço. Estou precisando de algumas dicas sobre quais os primeiros passos devo tomar. Se vocês poderem me passar alguma informação sera de grande ajuda. Meu email guism2@yahoo.com
Desde já agradeço...

Guilsilla Isvetlana

Oi, meu nome é Guilsilla, moro em São Luís\MA, sou Professora de Educação Infantil, e estou pensando em abrir uma creche na minha cidade, pois tem muita carencia desse tipo de serviço. Estou precisando de algumas dicas sobre quais os primeiros passos devo tomar. Se vocês poderem me passar alguma informação sera de grande ajuda. Meu email guism2@yahoo.com
Desde já agradeço...S

Anônimo

ÓLA , MEU NOME É TANIA , MORO EM XIQUE XIQUE BA , ESTOU ESTUDANDO PARA O CONCURCO. E A AREA ESCOLHIDA É AUXILIAR DE SALA EM UMA CRECHE. E O BLOG JÁ MIM AJUDOUU MUITO OBRIGADA ..

marlirosa

olá primeira visita a este blog.....sou gestora de eed. infantil e confesso que as rotinas são muito importantes, porém ha muitas divergencias...precisa deixar claro que ela pde ser flexível....gostei do blog e acho que pode nos ajudar emnmuitas dicas...parabéns....

marli rosa - nova guataporanga SP

Sara

Vou assumir a coordenação pedagogica de uma creche agora no inicio do ano e estas informações serao muito uteis. Obrigada!

tania

ola sou berçarista e gostaria de saber se vcs podem me ajudar com exemplos de rotina que posso estar enviando aos pais todos os dias para melhor acompanhamento de seus filhos como se comeu, dormiu, brincou etc Tania

rita Decacia Xavier da Silva

Sou estudante de pedagogia e trabalho com escolinha de educação infantil, devido a alguns trabalhos estou pesquisando na net algumas atividades a usar com educando no espaço tempo, e achei o máximo teu blog... parabéns

ghessy

ótimo blog, me ajudou muitíssimo em um trabalho, obrigada.

 

Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados | Template by MG Design