Projeto Folclore:
1 – DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
1 – DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
TEMA: Folclore Brasileiro
TURMA: Educação Infantil
ÁREAS: Música e Natureza e Sociedade
2 – JUSTIFICATIVA:
Promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado. E nosso objetivo é tirar a poeira da palavra Folclore e brincar com as possibilidades que ela oferece.
3 - QUESTÃO DESENCADEADORA:
Apresentação do Cd de cantigas folclóricas, levantando questões pertinentes ao assunto. Apresentação dos personagens do nosso folclore, com o uso de fantoches de palito.
4 – CONTEÚDOS NORTEADORES:
O que é folclore;Quais as cantigas do nosso folclore;Como são os personagens do nosso folclore;Quais as brincadeiras que conhecemos do nosso folclore.
5 – OBJETIVOS:LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:· Pesquisar em livros, enciclopédias, revistas e jornais, histórias que nos levem a descobertas sobre o nosso folclore;· Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências;· Expressar-se;· Pronúncia correta das palavras;· Usar a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar-se e expressar desejos, opiniões, necessidades, idéias, etc.· Estimular que expressem suas vontades e descontentamentos através da linguagem oral;· Familiarizar-se, aos poucos, com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato no cotidiano com os livros, revistas, histórias em quadrinhos, etc;
MATEMÁTICA:· Identificar as cores primárias e algumas secundárias;· Ampliar o campo numérico de 01 a 10;· Fazer relatórios individuais e em grupos dos jogos e atividades propostas;· Seqüenciar fatos;· Estabelecer relações de: cheio/vazio, em cima/em baixo, maior que/menor que, de um lado para o outro, em pé/sentado, aberto/fechado, alto/baixo, curto/comprido, perto/longe, pequeno/grande, leve/pesado;· Comparar quantitativamente conjuntos;· Nomear cores e formas;· Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, relações espaciais, etc;
NATUREZA E SOCIEDADE:· Aproximar os acontecimentos da atualidade, do mundo que nos cerca, com a sala de aula;· Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos;· Explorar o ambiente, para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse;· Ampliar o conhecimento do mundo;· Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções para despertar e esclarecer curiosidades sobre o nosso folclore brasileiro.
ARTES VISUAIS:· Utilizar o dedo para realizar as colagens;· Construir pequenos brinquedos com sucatas;· Observar o limite disponível para os desenhos, pinturas e colagens;· Pequenas dramatizações com fantoches;· Participar de mímicas das músicas;· Fazer uso dos pincéis do tipo grosso, de maneira adequada;· Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação;· Produzir trabalhos artísticos, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação;· Estimular o cuidado com os materiais;· Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais;· Brincar com música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais;· Interpretar músicas e canções diversas.· Observar e identificar imagens diversas;
SÓCIO AFETIVO:· Criar combinações para o desenvolvimento da rotina;· respeitar regras pré-estabelecidas;· Compartilhar materiais de uso comum, bem como brinquedos e espaços;· Esperar sua vez de expor idéias e pensamentos;· Ouvir os que os colegas têm para falar;· Conhecer regras de sociedade;· Solucionar de maneira pacífica os conflitos surgidos durante o dia;· Desenvolver de maneira tranqüila trabalhos em grupo;· Valorizar sentimentos de: arrependimento, amizade, cooperação, cuidados com o próximo;· Participar de eventos de socialização;
MOVIMENTO:Grandes Movimentos:· Participar de brincadeiras com pequenas regras;· Vivenciar diferentes sensações, objetivando o aprimoramento da coordenação motora ampla com diversos materiais, tais como. Balões, caixas, garrafas, corda, cadeiras;· Reconhecer as suas próprias capacidades motoras e possibilidades cinéticas;· Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;Pequenos Movimentos:· Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc..., para o uso de objetos diversos;· Encaixar objetos por tamanho;· Rasgar, amassar e picar materiais com texturas e tamanhos diferentes;· Abrir e fechar fecho de roupas;· Modelar livremente com massinhas e argila;· Utilização adequada dos talheres (colher) e copo, durante as refeições;· Aperfeiçoar gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento, etc..., por meio de experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações do cotidiano.
MÚSICA:· Participar de brincadeiras e jogos cantados e rítmicos;· Participar de situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.· Escutar obras musicais variados;· Produzir sons com instrumentos e o próprio corpo;
6 – ATIVIDADES PREVISTAS:· Conversas na rodinha;· Levantar questionamentos;· Observar revistas, materiais concretos, livrinhos de história...;· Solicitar pesquisa;· Atividades, brincadeiras e jogos;· Pinturas diversas;· Amassar, rasgar e colar;· Ouvir, cantar e dançar diferentes músicas e ritmos;· Desenho livre;· Confecção com sucata;· Histórias contada;· Serão trabalhadas as seguintes cantigas: Atirei o pau no gado, Ciranda Cirandinha, Se essa rua fosse minha, Carneirinho Carneirão, Peixe Vivo, Soldadinho, Samba lêlê, O cravo brigou com a rosa, Baratinha,...· Confecção de um livro com a letra das músicas e registros gráficos das crianças.7 –
CULMINÂNCIA DO PROJETO
A culminância do projeto se dará com a exposição do livro de músicas confeccionado individualmente pelas crianças. Os pais serão convidados para uma sessão de autógrafos e apresentação de uma das músicas do livrinho.
Observação: este projeto não é meu eu o recebi de uma colega de grupo.
TRAVALÍNGUAS
Uma mafagafa
Uma mafagafa
Com sete mafaguifinho
Quem desmafaguifá ela
Bom desmafaguifador será
Tem uma tatupeba
Com sete tatupebinha
Quem destatupebá ela
Bom destatupebador será
No vaso tinha uma aranha e uma rã.
A rã aranha a aranha,
A aranha arranha a rã.
O Pedro tem o peito preto.
E o peito de Pedro é preto.
A espingarda destravíncula-pinculá
Quem destravíncula-pinculá ela
Bom destravíncula-pinculador será
No cume daquele morro
Tem uma cobra enrodilhada
Quem a cobra desenrodilhá
Bom desenrolhidadô será.
CABO DE QUERRA
Você conhece uma expressão que diz: " A união faz a força"?
Com esta brincadeira você e seus amigos vão testar quem tem mais força e mais união.
Para brincar de "cabo-de-guerra", vocês precisarão de uma corda.Primeiro, escolham um espaço e tracem uma linha no chão para dividi-lo ao meio.As crianças devem ser separadas em dois times, sendo que cada time fica com um lado do espaço. Os participantes ficam em fila e todos seguram na corda. Posicionem a corda conforme o desenho ao lado.Alguém de fora dos grupos dá um sinal para começar a partida. Ele será também o juiz que fiscalizará o jogo de forças.Os participantes devem puxar a corda, até que uma das equipes ultrapasse a linha no chão.Serão vencedores aqueles que puxarem toda a equipe adversária para o seu espaço.
Com esta brincadeira você e seus amigos vão testar quem tem mais força e mais união.
Para brincar de "cabo-de-guerra", vocês precisarão de uma corda.Primeiro, escolham um espaço e tracem uma linha no chão para dividi-lo ao meio.As crianças devem ser separadas em dois times, sendo que cada time fica com um lado do espaço. Os participantes ficam em fila e todos seguram na corda. Posicionem a corda conforme o desenho ao lado.Alguém de fora dos grupos dá um sinal para começar a partida. Ele será também o juiz que fiscalizará o jogo de forças.Os participantes devem puxar a corda, até que uma das equipes ultrapasse a linha no chão.Serão vencedores aqueles que puxarem toda a equipe adversária para o seu espaço.
AMARELINHA
Brincam quantas crianças quiserem e cada uma tem sua pedra. Quando não disputam na fórmula de escolha gritam: - Primeira! (será a primeira a começar) Segunda! Quem falar em segundo lugar será a segunda, assim sucessivamente. Desenham-se no chão as quadras da amarelinha, começando com o céu, 123456789 e 10 e inferno.
1) joga se a pedra na 1ª quadra, não podendo pular nela. Vai com um pé só nas casas de uma quadra e com os dois pés no chão, na quarta e quinta casa, sétima e oitava, no céu e inferno.
1) joga se a pedra na 1ª quadra, não podendo pular nela. Vai com um pé só nas casas de uma quadra e com os dois pés no chão, na quarta e quinta casa, sétima e oitava, no céu e inferno.
2) Segunda etapa: Chutinho. Vai se chutando a pedra que foi jogada perto, antes da amarelinha, com um pé só - deve começar tudo desde a quadra 1. A pedra não pode bater na risca, se errar passa para outra criança até chegar sua vez novamente.
3) Na terceira etapa: joga-se sem pedra. Com os olhos vendados diz - queimou? As outras respondem: - Não. Assim casa por casa até sua vez. Também na terceira casa é com um pé só. E os dois pés na 4ª e 5ª casas.
4) Quarta etapa: tirar casa - de costas joga-se a pedra para traz, onde cair, essa Casa será excluída. Risca-se com giz a mesma, podendo pisar nela com os dois pés
3) Na terceira etapa: joga-se sem pedra. Com os olhos vendados diz - queimou? As outras respondem: - Não. Assim casa por casa até sua vez. Também na terceira casa é com um pé só. E os dois pés na 4ª e 5ª casas.
4) Quarta etapa: tirar casa - de costas joga-se a pedra para traz, onde cair, essa Casa será excluída. Risca-se com giz a mesma, podendo pisar nela com os dois pés
Nenhum comentário:
Postar um comentário