13

Projeto: Os animais e a Educação Infantl

Tema: Os animais e a Educação Infantil
Disciplinas: Português, Matemática,

História e Geografia

Ciências , Ed. Artística e Literatura Infantil
Duração: Março a Junho
Temas Transversais:Ética, Cidadania , Meio Ambiente, Natureza e Sociedade
Séries: Jardim I, II e Pré

Perfil da classe:


A sala do Jardim I é composta por 12 Alunos regularmente matriculados desde o início do ano letivo de 2002. Desses 12 alunos, 11 posuem idade equivalente para freqüentarem a fase em que se encontram. Apenas um apresenta- se com idade inferior, porém na maioria das situações consegue interagir com o grupo.É um grupo heterogêneo e revelam- se autônomos na maioria das vezes.Nesse grupo há 5 meninas e 7 meninos.


Jardim II

Nas primeiras semanas do ano foram desenvolvidas atividades a fim de analisar o aluno, não só individualmente como o coletivo.São 7alunos com faixa etária entre 4 e 5 anos; sendo 4 meninas e 3 meninos.Nem todos os alunos fizeram jardim I o que exige um trabalho contínuo.São crianças que buscam seu crescimento pessoal e pedagógico e apresentam muita curiosidade e vontade de aprender. Eles possuem muita iniciativa e idéias próprias.Há uma certa divisão entre os sexos : Estão sempre o grupo de meninas e grupo de meninos separados..O desenvolvimento e a socialização vem acontecendo de uma maneira tranqüila , sempre valorizando o raciocínio lógico e o ser humano.



Pré

A classe da pré escola apresenta - se com 11 alunos freqüentes neste início de ano letivo. Sendo destes 11 alunos 6 meninas e 5 meninos. Todos os alunos estão numa faixa etária entre 5 a 6 anos. Os alunos com 5 anos completarão 6 anos ainda neste 1º semestre.Apenas 3 alunos iniciaram o pré nesta escola, pois, os demais já estudavam no colégio e freqüentaram o Jardim II. É uma sala bastante ativa , dinâmica e apresentam grande vontade de interagir nos trabalhos e atividades diárias. Porém necessitando melhorar a questão da oralidade em grupo e aumentar a criticidade.Estão em níveis parecidos no processo da leitura e da escrita, mas se empenham demais em aprender.

Apresentação do projeto:


Este projeto visa estabelecer classificações em relação com os interesses expressados pelo grupo. Partindo de dois contextos que serão assuntos culminantes para o desenvolvimento do projeto: Páscoa e o passeio ao Jardim Zoológico.A princípio serão trabalhados os animais que forem do interesse do grupo, que se destacaram no passeio ao Jardim Zoológico e o coelho que estará presente na comemoração da Páscoa.A partir daí todo o trabalho se encaminhará em várias direções que despertarão os conteúdos a serem trabalhados.Juntamente aos tópicos direcionados a Ciências Naturais estarão também presentes as fábulas na área de Literatura Infantil. Onde as crianças invadirão o mundo da fantasia e de questões morais encontradas nas diversas fábulas escolhidas pelo grupo.Assim, cabe lembrar que os temas transversais serão discutidos e estarão sempre presentes nos assuntos predominantes.

Justificativa:

O tema do projeto desperta o interesse natural das crianças desta faixa etária que , em geral, contam com várias informações relativas a ele.O passeio(Zoológico) e a Páscoa facilitará o acesso às informações relativas ao tema.A proposta do assunto animais é de uma possível justificativa, pois, os animais têm uma importante presença em seu mundo cotidiano( desenhos animados, histórias, jogos) e além disso, possuem um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais.Este estudo facilitará a correlação entre diversos animais e destes com seu ambiente que serão aprofundadas e ampliadas em vários estudos.

Objetivos:
Definir de diversos animais suas principais características;
Diferenciar vertebrados e invertebrados;
Conhecer os diversos animais apontando para sua diversidade(locais onde vivem, sua alimentação, seus hábitos e outras peculiaridades relativas a cada espécie);
Correlacionar todo o estudo com o desenvolvimento do processo de alfabetização.

Conceitos:
Comparar diversos tipos de animais através da observação;
Refletir sobre as características individuais de cada animal e risco de extinção;
Identificar as características específicas de cada grupo de animais;
Saber identificar: vertebrados e invertebrados, domésticos e selvagens, úteis e nocivos, aquáticos , terrestres e aéreos, reprodução e habitat dos animais.

Procedimento:
Pesquisar a história de cada animal do interesse do grupo;
Coletar dados por meio de pesquisas e observações;
Usar diferentes fontes de informação e relacioná-las;
Selecionar alguns tipos de animais para pesquisa;
Classificar animais;
Desenvolver atividades lúdicas;
Desenvolver atividades matemáticas;
Montar jogos, tabelas e gráficos;
Elaborar cartazes, álbuns, painéis, bonecos;
Estabelecer ordem crescente e decrescente;
Comparar pesos e medidas;
Formular questões pertinentes que apontem para a caracterização de determinado animal;
Selecionar informações relativas a aspecto de pesquisa;
Registrar o assunto organizadamente de diferentes maneiras;
Assistir a uma peça teatral;
Associar escrita de nomes , letras e textos;
Contar histórias para o grupo mostrando gravuras de determinados animais;
Visitar um Zoológico e Fazendinha dos Bichos;


Atitudes:
Preocupar-se com a preservação da natureza;
Interessar-se pelo estudo buscando novas informações relacionadas ao tema;
Socializar as informações que os alunos possuem sobre o tema;
Classificar diferentes animais pelas suas características(Diferenças e semelhanças);
Construir um espírito de cidadão preocupado com o risco de extinção de algumas espécies de animais;
Organizar- se de forma coerente os pensamentos em relação ao habitat de cada animal;
Reconhecer o alimento necessário ou preferido de vários animais;
Identificar como vivem os animais.


Conteúdos relacionados ao projeto:
Português (linguagem oral e escrita)

1.Jardim I
Nomes (início a formação do próprio nome)
Letras iniciais de várias nomenclaturas
Reescrita coletiva(textos, filmes, histórias)
Escrita espontânea


2. Jardim II
O nome
Conversas, diálogos, expressão de sentimentos, imitações, rimas
Observação e manuseio de livros
Histórias
Situações do cotidiano que envolvam leitura e escrita;
As letras, o alfabeto


3. Pré
Formação de palavras , frase e pequenos textos
Números de letras e sílabas
Ordem alfabética
Interpretação de textos
Letras maiúsculas e minúsculas
Substantivo próprio e comum
Reescrita de textos e músicas
Rimas
Leitura
Matemática


4. Jardim I
Quantidades
Cores
Texturas
Espessuras
Tamanho
Altura e comprimento
Peso
Temperatura
Orientação
Conjunto
Formas geométricas;


5. Jardim II
Cores
Formas geométricas simples
Quantidade
Tamanho
Altura e comprimento
Espessura e largura
Peso
Temperatura
Orientação espaço- tempo
Distância
Conjunto
Numerais associados a quantidade


6. Pré
Quantidade
Numerais( leitura e escrita)
Interpretação de gráficos ou tabelas
Adição
Subtração
Formas geométricas
Situações problemas
Ordem crescente, decrescente
Sucessor e antecessor
Maior e menor
Conjunto
Ciências Naturais e os temas transversais(natureza e sociedade, meio ambiente, ética e cidadania.

7. Jardim I , Jardim II e Pré
Moradia(habitat)
Órgãos do sentido
Alimentação
Conservação
A proteção da fauna
Animais em extinção
Partes do corpo
O dia e a noite
Diferenças entre os animais selvagens e domésticos
A família e os bichos de estimação
Locomoção dos animais
Classificação dos animais: Reptéis, Anfíbios, mamíferos, aves , peixes e insetos.
Espécies extintas
Origem dos animais
Metamorfose
Grupos sociais
Atividades:
Dinâmicas de grupo;
Pesquisas;
Leituras informativas;
Jogos diversos;
Quebra - cabeça;
Calendários;
Atividades matemáticas;
Seqüência de figuras;
Desenhos dirigidos e espontâneos;
Recorte e colagem;
Observação e relatórios;
Cruzadinha;
Caça- palavras;
Produção de texto;
Dobraduras(origami);
Máscaras, fantoches e dedoches;
Móbiles;
Músicas;
Poesias;
Liga pontos;
Pinturas;
Listagens;
Dramatizações;
Leituras diversas;
Passeios relacionados ao tema;
Escrita espontânea;
Mímicas;
Fábulas, contos, histórias;
Ditado diagnóstico;
Painéis, tabelas e gráficos;
Uso do tangran
Adivinhações.

Material didático/ recursos:
Livros didáticos e para didáticos;
CDs/ som
Televisão/filmes
Sucatas
Papéis diversos
Internet/computador/softwares
Folhas xerocadas
Tintas e pincéis
Lápis coloridos e giz de cera
Hidrocor
Máquina fotográfica
Painéis
Vídeo
Revista/ jornais
Livros de literatura infantil
Cola
Tesoura
Lixas d`água
Espelho
Filmadora
Fichas, figuras
Tecidos
Isopor
Manta acrílica

Eventos relacionados ao projeto:
Páscoa (visita do Coelho)Passeios:¨ Jardim Zoológico¨ Teatro: Peça da Dona Baratinha¨ Fazendinha de bichosExposições:¨ Bonecos¨ Maquetes¨ Álbum¨ Livros confeccionados na escolaApresentações de :¨ Peças Teatrais¨ Dedoches¨ Fantoches¨ Contando histórias¨ Músicas¨ Fotos

Instrumentos de Avaliação:
Os projetos transformam a avaliação em um processo contínuo à realidade cotidiana da sala de aula.Considera- se alguns instrumentos de avaliação:
Observação do comportamento do educando: hábitos de trabalhos, relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento de tempo;
Trabalhos escritos ou de outra natureza qualquer produzidos espontaneamente;
Produtos de estudo ou de tarefas com relação as diversas situações escolares;
Dados registrados com referência diretas com o aluno ou em grupo.

13 comentários:

Anônimo

achei lindo faça saite de jogos que eu vou jogar de meninas e que tenha sobre retaurantes

emanuele

ola abençoada muito obrigada pelas sugestoes muito bom mesmo ficana paz

Anônimo

Olá meu nome é Regina, tbm trabaçho com educação, coordeno uma creche com 163 cças, e adorei o seu blog, suas dicas de atividades são maravilhosas, com certeza meus educadores vão adorar as idéias que estou levando para eles.
um abraço

prof Juli

Muito legal esse projeto.Amei
Sucesso!!!

prof Juli

Muito legal esse projeto. Amei!!!

prof Juli

Muito legal esse projeto.Amei!!!

juli

Muito legal esse projeto. Amei!!!

sirlene

olá meu nome Sirlene gostei muito do seu fazer pedagogico suas dicas de atividades sao maravinlhosas,mas eu gastaria que mandase para min as atividades deste projeto pós eu estou trabalhando com minha turma,estou precisando de atividades complementar,para o projeto.beijo;;;

Anônimo

me formo no magisterio esse ano
e adorei esse projeto! lindo mesmo

carine

Adorei seu projeto esta muito simples,porém fundamentado. Valeu!!!

Anônimo

muito bom esse projeto

Anônimo

ficou otimo esse projeto estou precisando de um sobre alimentação se puder me envie no meu email jhulyanaeg@hotmail.com é para crianças do maternal 2 de 2 a 3 anos

Andrea Sanches Carlomagno da Silva

ESTOU DESENVOLVENDO O PROJETO ANIMAIS COM MEUS ALUNOS DE 4ANOS E SEU BLOG FOI MUITO ÚTIL PARA MEU TRABALHO!!!PARABÉNS E OBRIGADA!!!

 

Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados | Template by MG Design