Páginas

20 de outubro de 2007

SALVE O PLANETA


As previsões são consideradas irreversíveis até o final do século e dignas de um apocalipse para catastrofista nenhum botar defeito.Lembrando protocolos e convenções - para alguns dirigentes mundiais meras intenções mal cumpri-das ou desdenhadas -, ambienta-listas lamentam preciosas décadas de advertências inúteis: ganancioso, cego às evidências, o homem continuou agindo de forma irresponsável e criminosa ameaçando e destruindo em pouco tempo fontes de recursos gerados e desenvolvidos pela Natureza há milhares de anos.A partir desta edição o jornal Vida Integral passa a publicar indicações simples, em parceria com várias entidades de defesa do ambiente e qualidade de vida, que podem ser praticadas pelo leitor no dia-a-dia. O resgate da terra só acontecerá depois do resgate da consciência individual, pois "se cada um limpar a frente de sua casa o mundo todo ficará limpo".Não basta apenas lamentar o que acontece, nem culpar terceiros. Há muito que pode ser feito agora e a missão de cada um é executar a que está mais próxima.
Água
A água doce representa 2,5% do total da água existente no mundo e desta, não podemos beber quase nada, pois 99,7% dela está nas geleiras e sob o solo, nos lençóis freáticos profundos (água subterrânea). Essencial para a vida, a água doce já se esgota em muitas partes do planeta. Falta água para cerca de 1,7 bilhão de pessoas em todo o mundo. O Brasil, com uma das maiores reservas do planeta, é um dos países que mais desperdiçam esse recurso. O uso doméstico consome cerca de 10% do total, e economizar água em casa faz muita diferença já que uma pessoa chega a consumir mais de 300 litros por dia na realização das suas atividades cotidianas. Por exemplo: a cada copo de água que você toma, outros dois copos são gastos para lavá-lo. Por isso, combata o desperdício.- Troque válvulas de descarga por caixas de seis litros. Descarga com a válvula gasta até 30 litros de água.- Prefira duchas rápidas aos banhos de banheira e feche o chuveiro enquanto se ensaboa.- Feche a torneira ao escovar os dentes, lavar as mãos e fazer a barba. Em 5 minutos, a torneira gasta pelo menos 12 litros de água. Enomizando, você gasta 1 a 2 litros.- Conserte as torneiras que estão pingando. Cada uma pode perder mais de 40 litros de água por dia.- Não lave pisos e calçadas com esguicho. Use vassoura e balde, reutilizando a água da limpeza das roupas.Use a máquina de lavar sempre com a carga máxima e ligue-a, no máximo, três vezes por semana.
Alimentos
O último levantamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária mostrou que 12,24% dos alimentos apresentavam resíduos de agrotó-xicos proibidos ou em quantidade excessiva, prejudicial à saúde. Fertilizantes químicos e agrotóxicos, que contaminam o meio ambiente, empobrecem o solo e prejudicam os rios. As sementes transgênicas podem causar a perda da biodiversidade por meio da poluição genética, que ocorre quando estas variedades se cruzam com variedades originais. Além de seus efeitos na saúde e meio ambiente serem desconhecidos a adoção torna os agricultores mais dependentes das empresas multinacionais.- Não consuma alimentos trans-gênicos. - Prefira alimentos orgânicos, produzidos sem fertilizantes químicos e agrotóxicos.Se você consome peixes, diminua a pressão sobre espécies pesqueiras, varie na hora da compra..
Construção e reforma:
O desmatamento na Amazônia não pára. Cerca de 80% da madeira amazônica é extraída ilegalmente, e a maior parte é consumida no Brasil na forma de móveis, forros, esquadrias, casas pré-fabricadas, entre outros. A construção civil descarta 80% da madeira que usa, além de contribuir para emissão de substâncias altamente tóxicas à vida na Terra.A fabricação de PVC e materiais resistentes ao fogo, por exemplo, emite poluentes orgânicos persistentes (POPs) que viajam longas distâncias, contaminando todo o meio ambiente, desde as pessoas por perto até animais como os pingüins da Antártica e os ursos polares da região ártica. Já os materiais isolantes como, uréia-formaldeído, poliuretano, amianto, celulose, vermiculita e fibra de vidro sobre papel kraft com adesivo asfáltico emitem gases tóxicos que podem causar câncer.- Ao comprar madeira e produtos florestais, peça provas de sua origem legal ao lojista, como a certificação do FSC (Conselho de Manejo Florestal), que garante que a extração se deu de forma ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente viável. - No acabamento, use somente óleos ou ceras naturais, ao invés de produtos sintéticos com solventes.- Reduza o uso de madeira em usos descartáveis como fôrmas de concreto, tapumes e andaimes. - Procure alternativas reutilizá-veis no mercado, como fôrmas de aço e de plástico reciclado para concreto. - Evite o amianto, substância cancerígena que ainda é usada no Brasil na produção industrial de caixas d’água e telhas de fibrocimento. - Se o uso de vernizes líquidos for indispensável, prefira os de poliuretano de dois componentes e mantenha ventilação no local para dispersar os odores.- Use produtos com formulação atóxica. Quando não for possível, use tintas a base de água.- Use lixa e areia para remover pinturas antigas.- Limpe pincéis sujos de tintas à base de solvente deixando-os de molho em vinagre. Depois, ferva-os por alguns minutos em água com sabão.
Controle de pragas
Baratas
Feche pequenos buracos e trincas ao longo de rodapés, forros e entorno de canos e torneiras. Mantenha o ambiente limpo. Se necessário, utilize uma camada de bórax (encontrado em farmácias) no piso ao lado de refrigeradores, armários e fogão.
Moscas
Use telas protetoras nas janelas. Construa uma armadilha com uma fina camada de mel sobre papel amarelo, que atrairá as moscas e as manterá coladas.
Mosquitos
Prefira repelentes naturais como citronela e lavanda. Use telas nas janelas e portas e mosquiteiros nas camas.
Traças
Mantenha as roupas limpas, secas e bem arejadas. Coloque-as ao sol regularmente. Use sachês feitos de algodão com menta e alecrim nos armários e gavetas para refrescar.
Ratos e camundongos
Mantenha armários e despensas limpos e fechados. Você pode misturar uma parte de gesso, uma parte de farinha e um pouco de açúcar e pulverizar a mistura por onde os ratos passam, mas evite o acesso de crianças e animais de estimação ao remédio.
(Fonte:Greenpeace)

Nenhum comentário: