Páginas

28 de outubro de 2007

PROJETO


PROJETO “ANIMAIS”

DESCRIÇÃO:


As diferenças existentes entre os animais.
O habitat – Alimentação – Benefícios - Cuidados com os animais.
Classificação - Espécies de animais.

DURAÇÃO: 3 bimestres - SÉRIES INDICADAS: 1ª a 4ª E.F.

TEMAS TRANSVERSAIS: Ética, Meio Ambiente e Saúde


JUSTIFICATIVA
Este projeto visa orientar os alunos e despertá-los para conhecer a vida dos animais. Que são seres vivos de muita importância para o Planeta Terra e também para a vida do homem. Levar ao conhecimento do aluno que possuir um animal de estimação não é somente prender em casa o bichinho, que ele precisa de uma vida saudável e cuidados especiais. Que cada pessoa encontra a hora certa para ser responsável para tais cuidados. Que o interesse por outros animais exóticos e silvestres em casa destruíram o reinado de cães, gatos e levaram a extinção vários outros animais. A preocupação do mercado irregular de animais, que maltrata e leva até a morte vários deles. Conscientização da natureza, que os animais precisam dela e também de uma vida digna, alimentação saudável, abrigo adequado para darem continuação a espécie; o que vai trazer somente benefícios para a humanidade.

ETAPAS:
1ª = ESPÉCIES DE ANIMAIS: Suas diferenças e necessidades. Animais domésticos e selvagens.
2ª = HABITAT: Lugares adequados para os animais viverem bem.
3ª = BENEFÍCIOS CAUSADOS PELOS ANIMAIS: Transporte, alimentação, vestuário.
4ª = PRESERVAÇÂO DA ESPÉCIE: Incentivar na preservação evitando assim a extinção dos animais.
5ª = ESCOLHA DE UM COMPANHEIRO IDEAL: Evitar o aprisionamento de animais silvestres. Deixá-lo interessado em ter de estimação um animal doméstico
Para finalizar convidaremos um veterinário que se mostre interessado para falar sobre os animais em todos os aspectos apresentados no projeto.



OBJETIVOS:
Deseja-se que o aluno seja capaz de:
*Desenvolver o interesse em preservar a vida dos animais.
*Promover a escolha ideal do seu animal de estimação.
*Manter cuidados especiais com os animais.
*Compreender a importância dos animais nas nossas florestas.
*Manter vivos os animais para que procriem, evitando a extinção dos mesmos.
*Adquirir os cuidados especiais aos animais.

ATIVIDADES
Atividades:
Pesquisas,
Filmes,
Leituras,
Trabalhos manuais,
Músicas e danças.
CRONOGRAMA

Junho e Julho

Pesquisa de textos, histórias e músicas


Agosto

Trabalhos Artísticos: desenhos, dobraduras


Setembro

Danças: Músicas escolhidas pelos alunos.


Outubro

Biblioteca:Ler histórias de animais e fazer rodízio.


Novembro

Teatro- A vida dos animais - Peça criada na sala.


Palestra com um veterinário.

Temas: Cuidado com os animais. / Utilidades e curiosidades sobre os animais.

ENQUETE: Você acha que está preparado para ter um animal de estimação?

Resultados

Ao final do Projeto "Animais", os objetivos desejados foram amplamente alcançados. Em cada etapa de trabalho realizada, pôde-se constatar que os alunos dominaram o conhecimento sobre: espécies de animais, o seu habitat, benefícios no transporte, alimentação e vestuário, preservação dos mesmos e escolha de um animal de estimação.
.Através das atividades realizadas como pesquisas sobre a vida dos animais tivemos: filmes, leituras, trabalhos manuais músicas e danças; todas as áreas do conhecimento como: artes cênicas, artes visuais, ciências, história, informática, língua estrangeira, linguagem oral e escrita, matemática, movimento, português, natureza e sociedade puderam ser exploradas estabelecendo assim transdisciplinaridade do assunto abordado.


Sugestões de filmes: A Pequena Sereia, O Menino Lobo, Flicts, Tarzan, O Rei Leão


Sugestões de livros, seus autores e editoras.
*O coelhinho desobediente - Teresinha Casassanta - Ed. do Brasil*A Minhoca - Mônica de Souza e Adriana Ramos - FTD*Galo de briga, de paz - Miriam Mermelstein - Edições Paulinas*Serelepe e o mistério do leite - Lydia Mombelli da fonseca - Kuarup*O pulo do campeão - Lúcia Pimentel Góes/Avelino Guedes - Scipione*O burro e o sal - Alba Capelli/Dora dias - FTD*Flora, a girafinha curiosa - Gerusa Rodrigues Pinto - Ed. Fapi*O desgosto da lagosta - Regina Chamlian/ Helena Alexandrino - Ed Ática*O peixe Pixote - Sônia Junqueira - Ed. Ática*O rinoceronte míope - Série Borboleta - DCL*O velório da onça - Pedro Bandeira - SEED* Os dois gatos - Bárbara Vasconcelos de carvalho - Melhoramentos*Canguru, professor de boxe - Série Canguru - DCL*O invento de dona pelicano - Série Elefante - DCL*Cutia Sofia - Zelma Guimarães Castro Andrade - Ed. Paulus*A descoberta da joaninha - Bellah Leite cordeiro - Edoções Paulinas*O sanduíche de Maricota - Avelino Guedes - Ed. Moderna*Gub - A baleia divertida - Série Gafanhoto - DCL*O galo maluco - Sônia Junqueira - Ed. Ática*O rei do terreiro - Lina Amaral Lopes - Ed. do Brasil*O macaco medroso - Sônia Junqueira - Ed. Ática*A galinha ruiva - Paraíso da criança v - EDELBRA*Girafa Girafinha - Pedro Bandeira - SEED*O-Louva-A-Deus Ninja - Eunice braido - FTD*Baby Canguru - Pedro Bandeira - SEED*A Minitartaruguinha - Meire de Souza Araújo - Ciranda Cultural*Julinho, o sapo - Flávia Muniz - Ed. Moderna*Pdro Pica-Pau - José de Nicola - Ed. Moderna*Ferrugem, o Raposinho Companheiro - Série Cavalinho - DCL*A cachorrinha Lalá - Lydia Mombelli da Fonseca - DCL*Aviso ao rei leão - Teresinha Casassanta - Ed. do Brasil*A abelha - Mônica de Souza e Adriana Ramos - FTD*Quem cura o caracol? - Maria Célia bueno - Babana*A Joaninha - Mônica de Souza e Adriana Ramos - FTD*A Lagartixa - Mônica deSouza - FTD*O burrico Zeco - João N. Alvim- Brasil América

*Visita do veterinário doutor Nelson Queiroz
Esta visita foi um grande sucesso. Doutor Nelson falou tudo que as crianças queriam saber sobre os animais. Ele teve a boa vontade de levar para a escola interessantes mostras de animais como cobra, lagarto, o feto de um bezerro etc.Respondeu todas as perguntas com muito carinho.

Um comentário:

jéssica disse...

estou no terceiro ano do magisterio,posso dizer q seu projeto ficou bom ficaria melhor se tivesse os planos de aula