Páginas

28 de dezembro de 2007

Brincar só faz bem


Na praia, no parque, no quintal ou até mesmo dentro de casa, arrume um tempo e experimente algumas brincadeiras com seu filho. Vocês vão adorar!


Dizem os especialistas que manter o bom humor e atividades físicas são fatores essenciais para a saúde do corpo e da mente. Brincar com seu filho aumenta o vínculo entre vocês, desenvolve a criatividade de ambos e faz com que você gaste energia de uma forma divertida.Aproveite o final de semana, as férias escolares e experimente algumas dessas brincadeiras que você certamente já conhece. Ensine as crianças e relembre o quanto é gostoso brincar. Boa diversão.

Balança caixão.


É uma brincadeira para ser feita ao ar livre, no recreio ou na rua. Uma criança vira "rei" e senta-se no "trono". Uma outra vira "servo" e apóia o rosto no seu colo. As demais formam uma fileira atrás do "servo", apoiando-se umas nas costas das outras. O último da fila dá um tapa nas costas da pessoa da frente e vai se esconder. Assim por diante até chegar a vez do "servo", o qual irá procurar todos. Antes de cada criança dar o seu tapa, a fila balança para um lado e para o outro recitando:
Balança caixão

Balança você

Dá um tapa nas costas

E vai se esconder


Está no seu nariz.


Esta é uma brincadeira tradicional do Estado de São Paulo. Ideal para ser feita em espaços fechados, como por exemplo, sala, quarto ou varanda, e precisa de, pelo menos, três pessoas. Escolhe-se uma delas para começar e os demais saem do lugar. Ela deve colocar um anel (ou outro objeto não muito grande) em um lugar visível à altura dos olhos (galinha), no chão ou próximo a ele (cobra), ou no alto (passarinho). Quando as crianças entram no ambiente perguntam: "é cobra, galinha ou passarinho?". A pessoa fala o nome do bicho e aguarda em silêncio. O primeiro que encontrar, senta, espera que os demais também achem e será o próximo a esconder. Essa rodada só termina quando a última pessoa encontra o objeto.


Corrida da batata (ou do ovo).

É uma brincadeira para ser feita ao ar livre com quatro ou mais jogadores divididos em duas equipes. Cada uma delas fica em uma coluna, separada pelo espaço de três metros. O primeiro jogador de cada coluna ficará na linha de partida segurando com a mão esquerda uma colher com uma batata (ou um ovo de madeira). Terão à sua frente, a uma distância de 10 metros, uma cadeira. Dado o sinal de início, saem correndo os primeiros jogadores. Ao atingirem as respectivas cadeiras, mudam a colher da mão esquerda para a direita, contornam as cadeiras e voltam ao ponto de partida. Aí chegando entregam a colher aos segundos jogadores que tomam seus lugares à frente da coluna e, em seguida, vão permanecer atrás do último jogador do seu partido. Os segundos jogadores, ao receberem a colher, repetem a ação dos seus antecessores. Os demais procedem de modo idêntico aos dois primeiros. Será considerada vitoriosa a coluna cujo último jogador entregar a colher com o ovo ao jogador iniciante, em primeiro lugar.


Cada macaco no seu galho.


Para ser feita ao ar livre, é um tipo de pegador, onde o pique consiste em colocar-se com os pés fora do chão: em árvores, bancos etc, onde os participantes estarão salvos
Mãe da ruaEsta é uma brincadeira de rua, que só deve ser feita assim se não houver perigo para as crianças. Se não for possível, um adulto pode desenhar o traçado de uma rua no pátio ou quintal. Para esse tipo de pegador é preciso ter 3 ou mais crianças. A "mãe" fica no meio da rua e os outros participantes na calçada.. As crianças devem atravessar de uma calçada a outra, pulando em um pé só. Quem for pego pela "mãe", que corre pelo meio da rua usando os dois pés, passa a ser também o pegador.


Gato mia.

Esta é uma brincadeira para ser feita dentro de casa e é preciso ter, no mínimo, 3 crianças. Num lugar fechado, com a luz apagada, as crianças ficam em silêncio. A criança (que foi sorteada antes) pergunta "gato mia?" e quem responder tem que disfarçar a voz para que a outra (a sorteada) não descubra quem respondeu.



3 comentários:

Anônimo disse...

Muito0 boom hein..ameei..
Parabéns peloo blo0g..axeei tudo0 qe prescisavaa .. bjimho0z a tod0os

Thaa..

Anônimo disse...

Ai obrigada tinha um trabalho da escola de português para amanha e achei tudo aqui! (sabe como é professora de 5ºsérie pegua fogo nos moleke kkk :D) Obrigada!


Xau, bjinhos a VoCe^

Natália disse...

Parabéns pela idéia de reunir postagens e coisas interessantes no teu blog.Pode contar comigo para o q precisar. Vou te linkar, ok?Ah, tem um silinho na minha salinha de selos pra vc, espero q goste.Beijos e boa sorte