Páginas

13 de dezembro de 2007

FICHA DE ACOMPANHAMENTO SEMESTRAL DO ALUNO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

INDICAÇÃO DA SITUAÇÃO ESCOLAR E RECOMENDAÇÕES NECESSÁRIAS:

Artes: Utiliza os elementos da linguagem visual representando, expressando e comunicando o tema proposto, por imagens: desenho, pintura e outros; cria e constrói formas visuais, em espaços diversos, com muita criatividade e capricho. Demonstra muita timidez e insegurança em participar de dança como atividade coletiva. Apresentou evolução no processo da aquisição e do domínio dramático. Em relação aos conteúdos de Artes, consegue organizar-se, possui espírito crítico e curioso de investigar novas possibilidades. Sabe escutar o que os outros dizem numa discussão, valoriza seu processo de criação e tem respeito pelo dos outros, permitindo a execução de uma obra conjunta.

Ciências: Identifica as partes dos vegetais e com auxílio às classifica. Nomeia características do corpo humano, nomeando as partes que o compõe (cabeça, tronco e membros). Observa o ambiente que o circunda, diferenciando o dia da noite e o clima. Entende os órgãos dos sentidos e quanto são necessários ao ser humano. Com autonomia reconhece a importância do asseio corporal para a manutenção da saúde. Adota as necessidades de bons hábitos de alimentação. Participa de experiências. Classifica os animais através de suas características (pêlos, penas, escamas), também nomeia o habitat natural de cada um deles.

Educação Física: O aluno participa de atividades que envolvem condutas motoras de base identificando-as em suas ações. Tem boa concentração e demonstra-se atento durante as explicações e realização de atividades. Possui bom ritmo, utilizando bem sua expressão corporal. Organiza-se e orienta-se bem no tempo e no espaço. Tem boa vontade quanto à participação e respeito a regras, aceitando bem os resultados de jogos e atividades propostas. Apresenta boa coordenação ampla, estando em desenvolvimento a coordenação fina e visomotora. É cooperativo e demonstra atitudes de respeito mútuo. Demonstra estar em desenvolvimento tanto sua lateralidade quanto lateralização.

Ensino Religioso: Reconhece que existem diferentes tipos de famílias e todas têm o seu valor. Em suas atitudes cotidianas, demonstra não ter preconceitos. Demonstra solidariedade e respeito, junto ao seu grupo de convivência. Apresenta atitudes de responsabilidade para com suas atividades escolares.

Geografia: Reconhece e identifica os elementos naturais e culturais, como formadores do meio. Possui atitude responsável em relação à preservação da natureza. Utiliza a linguagem oral para observar e descrever a paisagem. Identifica regras simples de trânsito como os diferentes tipos de sinalização, sendo capaz de locomover-se respeitando as regras. É capaz de localizar-se a partir de um ponto de referência no trajeto casa/escola. Percebe que o homem interfere na natureza, modificando-a. Diferencia ambiente natural de cultural.

História: É capaz de reconhecer e nomear funcionários da escola especificando o cargo que ocupam. Confronta acontecimentos no tempo, tendo como referência: Anterioridade, posterioridade e simultaneidade com bom desempenho. Entende as regras do grupo escolar, respeitando-as e fazendo uso de seus direitos e deveres. Reconhece algumas propriedades em objetos. Aplica acontecimentos relacionados a sua vida e de sua família e é capaz de organizar oralmente a linha do tempo a partir de dados coletados.

Língua Portuguesa: Reconta fatos ouvidos ou vividos com bom desempenho e seqüência de fatos. Apresenta entusiasmo e interesse pela leitura, mostrando-se atento quando a professora faz. Relata histórias conhecidas com aproximação às características da história original. Realiza leitura do próprio nome e de alguns colegas; de rótulos e imagens. Escreve seu nome e faz tentativa de escrita de palavras, conhecendo valor sonoro de todo o alfabeto.

Matemática: Faz classificação e seriação com autonomia. Utiliza contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais se percebe a necessidade de contagens. Utilização de noções simples de cálculo mental. É capaz de marcar o tempo por meio de calendário, identificando dias, dias da semana e mês. Percebe semelhanças e diferenças no espaço em que vive. Reconhece e realiza atividades de seqüência numérica até 10 fazendo relações entre quantias com bom desempenho. Nomeias as formas geométricas e as reconhece em objetos do cotidiano.

3 comentários:

blogdaeli disse...

muito boa a sua ficha, copiei para servir de modelo para construir as minhas, referentes aos alunos de educação infantil.

Rose Mary Dantas disse...

Parabéns , usarei o modelo como norte para os meus relatórios. Beijão
Rose

Rose Mary Dantas disse...

Parabéns ! Gostei do modelo.