Páginas

25 de outubro de 2007

Para refletirmos. ..FRASES DE PAULO FREIRE


FRASES DE PAULO FREIRE

"Se a educação sozinha não pode tranformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda".


"Educar e educar-se, na prática da liberdade, é tarefa daqueles que pouco sabem - por isto sabem que sabem algo e podem assim chegar a saber mais - em diálogo com aqueles que, quase sempre, pensam que nada sabem, para que estes, transformando seu pensar que nada sabem em saber que pouco sabem, possam igualmente saber mais".

"O mundo não é, o mundo está sendo".

"A leitura do mundo precede a leitura da palavra"

"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda".

"O homem, ser de relações, e não só de contatos, não apenas está no mundo, mas com o mundo"

"É porque eu amo o mundo que luto para que a justiça social venha antes da caridade"

"Somente o homem pode distanciar-se do objeto para admirá-lo"

"Ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho, as pessoas se libertam em comunhão."

"Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo".

"A educação modela as almas e recria os corações. Ela é a alavanca das mudanças sociais

"Não posso continuar sendo humano se faço desaparecer em mim a esperança"

''Não há saber mais, nem saber menos, há saberes diferentes''

"Como professor não me é possível ajudar o educando a superar sua ignorância se não supero permanentemente a minha".

"O tempo que levamos dizendo que para haver alegria na escola é preciso primeiro mudar radicalmente o mundo é o tempo que perdemos para começar a inventar e a viver a alegria".

"...aprender não é um ato findo.Aprender é um exercício constante de renovação..."

"...Inauguram o desamor, não os desamados, mas os que não amam, porque apenas se amam..."

"A amorosidade de que falo, o sonho pelo qual brigo e para cuja realizacao me preparo permanentemente, exigem em mim, na minha experiencia social, outra qualidade: a coragem de lutar ao lado da coragem de AMAR!!!"
"Não é, porém, a esperança um cruzar de braços e esperar. Movo-me na esperança enquanto luto e, se luto com esperança, espero."

"Por isso a alfabetização não pode ser feita de cima para baixo, como uma dádiva ou uma imposição, mas de dentro para fora, pelo próprio analfabeto e apenas com a colaboração do educador"."Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo; os homens educam-se entre si, mediados pelo mundo".

"A teoria sem a prática é puro verbalismo inoperante, a prática sem a teoria é um atavismo cego".

"O conhecimento exige uma presença curiosa do sujeito em face do mundo. Requer uma ação transformadora sobre a realidade. Demanda uma busca constante. Implica em invenção e em reinvenção".

"Estudar exige disciplina. Estudar não é fácil. porque estudar pressupõe criar, recriar, e não apenas repetir o que os outros dizem ...""Estudar é um dever revolucionário""A escola sozinha não muda as condicões de injustiças sociais... Resta perguntar: Está fazendo tudo que pode?"

"Não nego a competência, por outro lado, de certos arrogantes,mas lamento neles a ausência de simplicidade que, não diminuindo em nada seu saber, os faria gente melhor. Gente mais gente".
"A educação tem caráter permanente. Não há seres educados e não educados. Estamos todos nos educando".

"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa, por isso aprendemos sempre".

" Não se deve confundir liberdade com libertinagem" .

"Ai de nós, educadores e educadoras, se deixarmos de sonhar sonhos possíveis".

"Educar é educar-se na prática da liberdade, é tarefa daqueles que sabem que pouco sabem - por isso sabem algo e podem assim chegar a saber mais - em diálogo com aqueles que, quase sempre, pensam que nada sabem, para estes, transformando seu pensar que nada sabem em saber que pouco sabem, possam igualmente saber mais."

"Crescer como Profissional, significa ir localizando- se no tempo e nas circunstâncias em que vivemos,para chegarmos a ser um ser verdadeiramente capaz de criar e transformar a realidade em conjunto com os nossos semelhantes para o alcance de nosso objetivos como profissionais da Educação".

"Se nossa opção é progressista, se estamos a favor da vida e não da morte, da eqüidade e não da injustiça, do direito e não do arbítrio, da convivência com o diferente e não de sua negação, não temos outro caminho senão viver plenamente a nossa opção"...
"O educador se eterniza em cada ser que educa".

"Todo conhecimento é auto-conhecimento" .

"Sem limites, é impossível que a liberdade se torne liberdade e também é impossível para a autoridade realizar sua obrigação, que é precisamente a de estruturar limites"
"O erro na verdade não é ter um certo ponto de vista, mas absolutizá-lo e desconhecer que, mesmo do acerto de seu ponto de vista é possível que a razão ética nem sempre esteja com ele".

"Ensinar exige segurança, competência profissional e generosidade. "

“A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem. Não pode temer o debate. A análise da realidade. Não pode fugir à discussão criadora, sob pena de ser uma farsa”.
" Precisamos contribuir para criar a escola que é aventura, que marcha, que não tem medo do risco, por isso que recusa o imobilismo.A escola em que se pensa, em que se cria, em que se fala, em que se adivinha, a escola que apaixonadamente diz sim a vida"
" É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal maneira que num dado momento a tua fala seja a tua prática."

É preciso ousar, aprender a ousar , para dizer NÃO a burocratização da mente a que nos expomos diariamente" ."É preciso ousar para jamais dicotomizar o cognitivo do emocional.Nao deixe que o medo do difícil paralise você".
"Saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção"

"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino"."A educação necessita tanto de formação técnica e científica como de sonhos e utopias".

Contribuição da Estrell@ GCCSP
"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentesbrincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.""Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo. Todos educam-se entre si, mediatizados pelo mundo".Paulo Freire )

93 comentários:

Anônimo disse...

Estava procurando uma frase para colocar no Banner que irei fazer para minha turma de Etapa 1, pois tambem sou professora, e achei a frase ideal entre tantas citações!! Parabéns por ter a idéia de criar este blog, me foi muito útil e, acredito que ainda será! Valeu!!

Anônimo disse...

Estava procurando a referência da frase:
"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino".
para poder colacar a frase no meu projeto pedagógico. Encomtrei este blog. muito bom. Excelente.
mas continuo precisando da referência. Como vou fazer? Podem me ajudar?

Anônimo disse...

Estou fazendo uma pesquisa e citei um dos pensamentos do Paulo Freire que está no seu blog. Tem como você colocar seu nome completo na página para que eu faça minha referência corretamente? Obrigada.

Anônimo disse...

Vou produzir um cartaz sobre Paulo Freire, para semana dle que terá em minha escola. Encontrei frases bem interessantes aqui. Obrigada!

Anônimo disse...

Eu e minhas amigas estamos produzindo um jornal estudantil para nossa escola( que é de formação de professores), queremos agradecer desde já em nome de todos pela criação de seu blog... está nos ajudando muito..!!!!

Unknown disse...

Olá...
Estou concluindo a 3ª. série do ensino médio... gostaria que vcs me ajudassem a escolher uma frase de Paulo Coelho sobre a educação, pra ser colocada em nossa camisa desse ano de 2008...

Desde já agradeço..
Nadhya, Rio do Pires - Bahia.

Anônimo disse...

Olá...

Eu e minhas amigas estamos construindo um projeto interdiciplinar,e queriamos uma frase para colocarmos na nossa camisa, que tivesse conexão com o eixo temático do projeto e encontarmos.
Obrigada, continuem assim.

suely disse...

ola
eu gostei muito das frases,inclusive ate utilisei algumas para complementar o meu trabalho,seria interessante se voces colocassem tambem as referencias pois serviriam como uma fonte de pesquisa mis completa. obigada

Anônimo disse...

Pauo Freire é o pedagogo no qual me espelho como uma educadora iniciante, nele busco sabedoria pedagógica e incentivo para ser cada vez melhor em minha profissão.
Suas frases levam-me a deleitar na mais deliciosa missão de ser educadora.

sórrir disse...

bom gostaria de igualmente parabenizar, uma vez que seu blog tbm me foi bastante util,
é lindo ver tais atitudes criadoras...

Unknown disse...

parabéns estava procurando frase do paulo freire para colocar em um cartaz e encontrei várias.

Anônimo disse...

Dulcinéa Guaratinguetá-SP
Sou aluna do curo de pedagogia,procurando uma frase para um trabalho encontrei além de uma simples, encontrei lições de vida.
Obrigada!

Anônimo disse...

Precisava de uma frase para colocar no convite da formatura de alfabetizaçao de minha filha,agora ficou dificil de escolher, muito obrigada,

Anônimo disse...

Estou concluindo o Curso Normal Superior e estava procurando exatamente o que encontrei para completar o meu Memorial de Formação. Valeu!Bj.

Anônimo disse...

Parabens pela sabedoria de colocar em seu blog, mensagens tao lindas de um pensador tão preocupado com a educação "Paulo Freire" O mestre!

Anônimo disse...

Me esqueci!! Me chamo Elisangela e conclui minha faculdade em Pedagogia e estou fazendo um Portfólio de Pos em Psicopedagogia!!

Cristal disse...

Parabéns, a idéia de colocar frases de Paulo Coelho no seu blog, com certeza foi um grande diferencial entre muitos outros.

Anônimo disse...

olá muito grato pelo o seu espaço mim ajundou muito agradeço Parabéns.

fafa lulia disse...

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes
brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."

"Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo. Todos educam-se entre si, mediatizados pelo mundo".

Paulo Freire )

Anônimo disse...

Fico impressionada quando comparo as professoras que tive durante a minha formação com as que vejo hoje. Lutando por melhores salários, direito legítimo, praticam atos de vandalismo e de desrespeito com a sociedade como um todo, o que com certeza será reprisado em sala de aula, onde vemos tanto desamor e indisciplina.

Unknown disse...

Parabéns pelo espaço! Me foi muito útil, pois estava procurando uma frase do "imortal" Paulo Freire para a epígrafe de minha monografia e a achei aqui. Meus parabéns!

Anônimo disse...

gostaria de ter a referência de paulo freire da seguinte citação:
"um conhecimento na pespectiva libertadora articulada a uma visão crítica do mundo"

Anônimo disse...

Paulo Freire não é Pedagogo!!

Unknown disse...

Puxa!!!!!!!
Que legal, eu amo Paulo Freire
Estava procurando frases pra um Projeto da Festa de Encerramento da nossa EMEI.
Eu Coordenadora Pedagóguca da EMEI Dolores Duran em São Paulo

Anônimo disse...

Gostei muito pois, estava a procura de uma frase de Paulo Freire para a epígrafe do meu projeto de pesquisa

Anônimo disse...

Adorei encontrar este espaço estava procurando frases de paulo Freire para o meu discurso de formatura,e este espaço mi ajudou muito,pois também sou professora,e trabalho com crianças surdas. Amo o que faço!Concerteza irei voltar outras vezes! Valeu!

Ramon Faustino disse...

Putz, eu preciso de uma frase que fale o papel do estudante, com certeza o Paulo deve ter uma frase assim, se alguém conhecer alguma eu agradeço!

Ramon Faustino disse...

Olá, estou procurando uma frase que o Paulo fala sobre o papel do estudante, sei lá, que relacione modificação da sociedade...

Se alguém souber eu agradeço!

Anônimo disse...

NOME:Aída
Fiquei maravilhada com que encontrei pois estava sem uma referência segura.
Valeu!Ecomo valeu!!!!

Anônimo disse...

AMIGA AMEI SEU BLOG...SOU COORDENADORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL RECENTEMENTE E GOSTARIA DE DICAS COMO: PLANEJAMENTO ANUAL, SUGESTÕES DE ATIVIDADES DE 0 NA 5 ANOS, SUGESTÕES DE PAUTAS DE REUNIÃO, FRASES PARA LEMBRANCINHAS EM REUNIÕES, ETC...MEU E-MAIL: grazielaeducacaoinfantilsme@bol.com.br........bjão e obrigadão
parabéns pelo blog...nota mil...

Anônimo disse...

sou pedadgoga de uma creche. Fkei muito feliz em contrar este espaço tão bonito e cheio de coisas maravilhosas... Parabéns!!!!Espero que continue...
Quando puder, mande sugestões sobre pautas de reuniões de pais, prof.,....
bjs...
e td de bom.....
Vitória-ES

Anônimo disse...

Achei muito importante ler as frases de Paulo Freire, para dar-me uma visão psicossocial dele.Estou pesquisando seus métodos educacionais e quero escrever sobre sua metodologia se também poderá ser aplicada para o analfabetismo escolar infantil também.Gostei do blog, bem criativo.

Anônimo disse...

parabéns seu blog é perfeito! precisei de uma frase para um trabalho academico e encontrei um arsenal...

Anônimo disse...

Sou pedagoga e agora estou trabalhando na educação à distância.Sou admiradora de Paulo Freire e adorei seu blog.Parabéns pela iniciativa...

Anônimo disse...

SOU PEDAGOGA E ADORO LER AS FRASES DE PAULO FREIRE POIS ME DAR ESTIMULOS PARA SER UMA EDUCADORA MELHOR,PARABÉNS PELO BLOG!

Kelly Andrade disse...

Sou acadêmica do primeiro periodo de pedagogia, estou fazendo meu memorial
e simplesmente amei o blog, tem ajudado bastante...
PARABÈNS!!!

Unknown disse...

aline netto!!!
adoro as frases de paulo freire
continue assim..

Anônimo disse...

Estuudo no colegio Paulo Freire, e me da um aperto no coração quando chegam comentarios de MAES de alunos, dizendo. Ah eu quero falar com o Senhor Paulo Freire. Poxa vida, estudar um pouquinho nao doe nada nao é? Por isso estamos fazendo um trabalho sobre Paulo Freire, e agradeço a seu blog pelas frases

Anônimo disse...

vamos colocar mais frase sobre paulo freire
adorei a iniciativa

Anônimo disse...

Assim como muitos aqui, me enche os olhos o quanto é lindo seu trabalho e reconheço a sua força e dedicação...Para mim é fácil criticar mas fazer, sei que muito difícil. é possível colocar as referências das citações? Afinal vem de um endereço. "espero que seja vista como construtiva", Parabéns pelo projeto.

Anônimo disse...

Estou escrevendo um artigo e como gosto muito do educador Paulo Freire, quero ilustrar com uma frase dele e achei seu blog.
Está ótimo, me ajudou, vou usar no momento, duas frases de Paulo Freire que você selecionou para seu blog.
Obrigada.
Marlene

Unknown disse...

Parabéns!!! Para quem criou este site.Para nós educadoras é otimo.
Sou professora de series inicias,e vou pegar uma frase para colocar em meu relatório do semestre.

arte.arte disse...

Faremos um programa de rádio em homenagem ao dia do estudante!
Frases de Paulo Freire fazem a base do programa!
Obrigaddo Paulo!!!!!!!!!!!!

Maestro SamLucas disse...

Muito Obrigado, com essa matéria respondi a uma questão difícil: "Não se pode ensinar alguma coisa a alguém, pode-se apenas auxiliar a descobrir por si mesmo"- Galileu

Abraços,
Passe pelo meu blog depois: http://maestrosamlucas.blogspot.com

Profª Ilza Polini disse...

Gostei muito das frases do grande Paulo Freire. Vcs poderiam citar p a obra e o ano da obra, isso ajudaria a todos além de estimular o conheciemnto da obra original na íntegra.
Abraços Freirianos a todos
Ilza Polini
Sinop-MT

penha disse...

oi eu amei esse sit
sou professora de educaçao infantil e adoro as teorias de paulo freire
inclusive eu queria fazer um mural na minha sala com uma frase dele mas nao sei direito ela toda sera que voce pode me ajudar
ela é meio assim
" escola é lugar de estudar .................fazer amigos e ser feliz."
obrigado.

penha disse...

oi eu amei esse sit
sou professora de educaçao infantil e adoro as teorias de paulo freire
inclusive eu queria fazer um mural na minha sala com uma frase dele mas nao sei direito ela toda sera que voce pode me ajudar
ela é meio assim
" escola é lugar de estudar .................fazer amigos e ser feliz."
obrigado.

Unknown disse...

Adorei seu blog! É criativo e tem tudo o q a gente procura.Sou professora e trabalho tbm com a EJA.Sou admiradora e seguidora de Paulo Freire. Parabéns pelo bolg!!!!!

Edineia disse...

Estava eu,escrevendo o final de uma pecinha teatral que estava fazendo com meus alunos,sobre contos ,misturei todos os contos numa mesma história e o cenário era uma escola,precisava de algo para fechar a mensagem final,falando da importância da escola e aí deparei-me com o seu espaço e compartilhei das frases de Paulo Freire ,foi o ápice.Amei!Bjs!

Amanaiara disse...

Estava as carreiras precisando de uma mensagem, para a formatura do noturno. E aí foi que na internet encontro este site legal. Fantástico!

Amanaiara

Unknown disse...

adorei o blog estava procurandu frases de automotivação para os meus alunos,pois. sou diretora e esta em começo de aulas. ai encontrei exatamnete o q procurava!!!excelente ideia esse blog!obrigada pela ajuda!
valeu até mais.

Angela Caruso disse...

Parabéns pela coletanea. Estou procurando algo que ainda não encontrei, mas guardei algumas frases , pois me tocaram.
Obrigada por socializa-las conosco.

Sucesso!

Unknown disse...

Olá...
Estou concluindo o 4 Normal Médio da escola Estadual,gostaria que vcs me ajudassem a escolher uma frase de Paulo Coelho sobre a educação,pra ser colocada em nossa camisa de formados desse ano de 2010...
afinal sou uma futura professora...
Desde já agradeço...
Leila,Camocim de São Félix-PE

Unknown disse...

Nossa !!! Show de bola !!! Estava procurando algumas frases do "Paulinho" para expor nas assembléias dos profissionais da educação, no conselho de representantes de escola e na sede do sindicato. Encontrei tudo aqui !!! Parabéns por espalhar essa semente. Um forte abraço !!!

Anônimo disse...

Antonio Miranda, ante de mais nada a educação está e continua orfã de pai e mãe, Paulo Freire está contido nesta nação, nossa educação passa por estágios e conflituososmomentos,nossa cultura naufraga em mares densos, contemplam-se os meios,desenvolvem-se, catequizam ainda? tem mártires?
o Brasil que vai e que passa, tanta saudades.

Escola da Família disse...

Oii adorei seu blog, estou cursando ainda a faculdade de Pedagogia e cada vez que acho algo interessante como o conteúdo do seu blog me apaixono mais e mais pela profissão.Parabéns e continue postanto dicas legais no seu blog.

Anônimo disse...

Gostaria de saber uma frase de Paulo Freire que diz: não se transforma o mundo sem um sonho, sem uma utopia...alguma coisa assim...mas ainda n encontrei na net. Poderíamos me ajudar...

Unknown disse...

PROCURO A BIBLIOGRAFIA DA CITAÇÃO:
"A AVALIAÇÃO É A MEDIAÇÃO ENTRE O ENSINO DO PREOFESSOR E A APRENDIZAGEM DO PROFESSOR E A APRENDIZAGEM DO ALUNO, É O FOI DA COMUNICAÇÃO ENTRE FORMAS DE ENSINAR E FORMAS DE APRENDER. É PRECISO CONSIDERAR QUE OA ALUNOS APRENDEM DIFERENTEMENTE PORQUE TEM HISTÓRIAS DIFERENTES, SÃO SUJEITOS HISTÓRICOS, E ISSO CONDICIONA SUA RELAÇÃO COM O MUNDO E INFLUENCIA SUA FORMA DE APRENDER."
SERÁ QUE ALGUÉM PODE ME AJUDAR, POR FAVOR?
ADOREI O BLOG, VOU VISITÁ-LO SEMPRE
OBRIGADO DESDE JÁ!!!

ESPAÇO COMPARTILHADO disse...

jose não tenho certeza, vc precisara dar uma conferida mas acho que esta no livro Professora Sim, Tia Não: Cartas a quem ousa ensinar paulo freire

Anônimo disse...

“Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes”.

Paulo Freire

Unknown disse...

adorei as frases usei como citação tem como eu saber o nome do livro? dele

Unknown disse...

Estou procurando a referência da citação "É fundamental dimunir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal meneira que um dado momento a tua fala seja a tua prática". minha amiga esta fazendo seus TCC e gostaria de usa-la pode nos ajudar? Obrigada
Um abraço
Rosi

Anônimo disse...

Olá pessoal, estou tambem o curso superior de araras, achei muito bom as frases, acho que ajudou muita gente que precisa. Enfim copiei algumas mensagens e colei no meu site espero que vocês deem uma olha para ver as frases e outras coisas de educação.

Entre no meu SITE: www.redtube.com
Ele vai pedir quantos anos você tem para garantir vandalos não entrarem, ai você coloca que tem 18. Obrigado a todos, divirtam-se com o site. Thais

Unknown disse...

Estou no ultimo período de pedagogia estava procurando algum pensamento para colocar no convite de formatura e acabei achando o seu blog, aliás ele é show!!! bjsss Eleni

Anônimo disse...

A frase transformar o miundo...utopia, é da Pedagogia da Indignação- Paulo freire. http://tudosobre.com/concursos/3/FREIRE,%20Paulo%20-%20Pedagogia%20da%20Indigna%C3%A7%C3%A3o.pdf

Unknown disse...

ao pesquisar em diversas ferramentas que me estavam ao alcance encontrei estas maravilhosas fases que são um verdadeiro subsidio na educação

Anônimo disse...

Adorei as frases de Paulo Freire, me ajudaram a escolher um epígrafe para minha monografia. Erika

zilda disse...

parabéns pelas frases, estão ótimas...podemos usá-las em várias situações, espero que este blog continue a postar frases como estas!!

Anônimo disse...

Olá boa tarde!!Estou a procura de uma citação de Paulo Freire que diz que a escola não é feita só de paredes...muros...Estou precisando muito!!Revirei a internet,google,blogs...Por favor!Não acho e estou precisando para uma homenagem de uma escola que trabalho que estará fazendo 15 anos de existência no próximo dia 15/03 e gostaria que os alunos declamassem trechos dela,mas não acho!!Meu e-mail é:andreia.tosche@hotmail.com Agrasdeço desde já atenção!!Abraços Professora Andréia

Unknown disse...

As palavras de Paulo Freire me incentivam desde o curso de Pedagogia. Hoje sou professora do mesmo curso e sempre procuro incluir frases do mestre da Pedagogia para incentivar meus alunos e fazê-los refletirem sobre o papel da Educação no mundo de hoje.Encontrei aqui frases significativas que, com certeza, serão divulgadas a fim de incentivar nossos futuros educadores.Parabéns pela iniciativa.

Dyego Gomes Pesqueira/PE disse...

Bom, estava procurando uma frase para a blusa do Normal Medio (Estagios), encontrei aqui.
Valeu pelo blog.

Anônimo disse...

Excelente!!! Estava procurando uma citação para concluir o meu trabalho d faculdade.Encontrei...maravilha!!!

jrlima disse...

"Se a educação sozinha não pode tranformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda".

Mestre Paulo Freire



PARABENS PELO TRABALHO PEDAGOGICO DE INFORMAÇÃO E FORMAÇÃO.

Prof. Jrlima - gestor educacional
PED - programa de formação ao docente - UNICID em SAPOPEMBA
av. sapopemba, 10.750 cep 03988-000
www.alternativosapopemba.com.br

Unknown disse...

Gostei demais das frases e uma delas servirá como epigráfe para minha monografia.obg

Prof. Ms. Benedito Luiz Franco disse...

Olá Professora.

Parabéns pelo seu blog.
Estou seguindo a partir de hoje.
Visite o meu blog: http://blfranco.blogspot.com

Serpá uma honra tê-la como seguidora.
Abraços,

Eliana disse...

Preciso de uma frase para colocar na foto da minha formatura.

roseanefeitosa61 disse...

Não sei o que seria da educação sem Paulo Freire.Ele é sinônimo de um ser humano que pensa para o conjunto.

neide bastos disse...

a amiga acima disse que paulo freire nâo pedagogo gostaria de saber qual escola ela estudou que não ouviu falar dele.talvés ela não é formada em pedagogia.Estou no terceiro perído e que mais escutei fala foi dele e gosto de todas as reflexões dele porque tem tudo à com pedagogia.

gema disse...

NOME: GEMA GALGANE

SOU ENFERMEIRA, PROFESSORA APOSENTADA DA UFCG, MAS COORDENO UMA ESCOLA PROFISSIONALIZANTE. QUERO LHE PARABENIZAR PELO SEU BLOG, POIS DIVULGAR PAULO FREIRE É SER ALGUEM COM PENSAMENTOS ELEVADOS SOBRE UMA CULTURA INFINITA QUE É O GRANDE SABER.

Selma disse...

Adorei seu blog, e sou admiradora de Paulo Freire o legado que ele nos deixou nos faz sermos educadores melhores, ou pelo menos tentarmos a cada dia. Entre tantas frases dele há uma que acho que merece destaque,
"A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tam pouco a sociedade muda".
Gostaria que você visitasse meu blog e se gostar me dê o prazer de me seguir, vou adorar.Parabéns seu blog é 1000!
http://selmacotidianomatematico.blogspot.com

amaury disse...

"É preciso amar a profissão, pois amando-a o Brasil torna-se uma referência para os demais paises"

Valdilene disse...

Olá,estava procurando UMA frase do Paulo Freire para colocar no meu memorial do magisterio,e agora encontre DUAS. Estou com uma duvida cruel,mas terei que escolher. Valdilene /CONDE-PB

arquiedtecnologica@blogspot.com disse...

Adorei o seu blog e com certeza suas dicas e citações. Sou mãe, educadora e adoro frases para explicar ainda mais o nosso cotidiano.
blogdatiadanitecnologica.blogspot.com

Elisângela disse...

Gostei muito das frases e pensamentos!
Me inspiraram muito!

Fernanda dos Passos disse...

VISITE MEU BLOG E SEJA UM SEGUIDOR!

Anônimo disse...

ME CHAMO RAIMUNDA MARIA, SOU ACADÊMICA DE PEDAGOGIA, CURSANDO O 6º PERÍODO, E EM BUSCA DE FRASES DE PAULO FREIRE ME DEPAREI COM ESTE BLOG E FIQUEI FELIZ POIS ME AJUDOU MUITO E ENRIQUECEU AINDA MAIS MINHA PESQUISA. ABRAÇOS E PARABÉNS PELO BLOG.
RAY.LUAR@HOTMAIL.COM

Anônimo disse...

rosangelamorais123@hotmail.com:estava procurango frases que me encorajasse a continuar essa busca em aprender e ensinar e encontrei em seu blog e achei muito bom.obrigado !! mais ainda continuo precisando de referncias.como fazer?

Anônimo disse...

Apesar de apresentar um layout meio infantiloide, considero o blog bem interessante, principalmente para alunos do colegial, pois mesmo compartilhando pensamentos fragmentados de Paulo Freire contribui para a divulgação de seus trabalhos, entre esses estudantes.

PROFESSORA LOURDES DUARTE disse...

Olá Fernanda! entrei para conhecer teu blog, sou fã do Paulo Freire e outros autores citados no teu blog, parabéns, ja estou ficando e convido você a conhecer o meu se gostar participe. Abraços uma linda noite.

Anônimo disse...

Adorei o seu blog. Estava precisando de frases de Paulo Freire para o mural da escola. achei tantas que ficou até difícil escolher a melhor. Obrigada!

Anônimo disse...

adorei o seu blog;estava procurando uma frase de Paulo freire para colocar no meu projeto pedagógico e achei varias frases.amei todas e tenha uma boa tarde.

michelle bicca disse...

amo suas frases e seu modo de ensina nao e atoa que levarei para minha vida seu metodos e pensamentos....usarei tanto para meu pre-estagio como para meu estagio e para minha carreira futura de professora...pois o aprecio...e tentarei ser igual....lindas frases

Anônimo disse...

legal o blog, mas sem a referência não adianta de nada, se torna apenas mais um blog sem referência ;/